Este conteúdo é Reservado a Assinantes
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá em Portugal entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023. Será um evento à escala mundial e o maior realizado em Portugal, desde o Euro 98, e são esperados cerca de 2 milhões de jovens.
O evento terá lugar nos concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras.
Tendo em conta a dimensão do evento e toda a operação logística necessária, repartida entre a Igreja, o Governo e as autarquias, o custo total do evento tem sido uma incógnita. Sem um orçamento, pelo menos orientativo, e com o aumento geral do preço das matérias primas, cada interveniente dá o seus valores: Loures 10 milhões, Lisboa 35 milhões, Estado 36,5 milhões, Igreja 80 milhões, Oeiras 1 milhão … de milhão em milhão, numa conta simples, apontamos para mais de 160 milhões de euros, tudo isto sem orçamento e validado por um aditamento ao artigo 118.º do OE2023, que prevê que os contratos celebrados ficam dispensados de fiscalização prévia pelo Tribunal de Contas, devendo apenas ser eletronicamente remetidos àquele tribunal para efeitos de fiscalização concomitante, até 10 dias após a respetiva celebração e acompanhados do respetivo processo administrativo. Os encargos decorrentes da celebração dos contratos que se destinem à realização da JMJ 2023 não são também considerados para efeitos do limite da dívida.
Ora bem, através do Orçamento de Estado para 2023 foi dada carta branca a todos os gastos que à JMJ2023 dizem respeito.
Lembrar que a JMJ de Madrid, que aconteceu em 2011, após uma auditoria externa, ficou confirmado que 70% dos custos foram cobertos pelo valor pago pelos peregrinos e 30% por patrocínios, ou seja, o Estado não colocou dinheiro, e teve um custo total de cerca de 50 milhões de euros.
Estou muito cética em relação aos moldes em que este evento será realizado … para além do orçamento absolutamente exagerado, até à data e a 4 meses do evento, muito há ainda por fazer, organizar e esclarecer.
Jornada Mundial da Juventude sim, mas a que custo?
Fica a pergunta …
Patrícia Almeida
Deputada Municipal
Líder de bancada partido Chega na AM Lrs
gab_dep_chega@cm-loures.pt