SEMANÁRIO

More
    InícioRegionalGLisboaBasílio Horta e o Ministro da Saúde visitaram as obras do novo...

    Basílio Horta e o Ministro da Saúde visitaram as obras do novo Hospital de Sintra

    É a primeira vez que uma Câmara Municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital construído"

    Publicado

    Pub

    spot_img

    O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitaram as obras do futuro Hospital de Sintra, na manhã desta segunda-feira.

    Localizado no Bairro da Cavaleira, na freguesia de Algueirão – Mem Martins, a Câmara Municipal de Sintra tem atualmente em curso os trabalhos de construção do novo hospital, num investimento da autarquia superior a 45 milhões de euros.

    Para Basílio Horta, “a construção deste novo hospital era há muito desejada e essencial para um concelho com quase 400 mil habitantes. Não era possível continuar a depender apenas do, já muito sobrecarregado, Hospital Amadora-Sintra e nós tivemos que garantir meios financeiros para assumirmos esta responsabilidade, depois de décadas sem que este anseio dos nossos munícipes obtivesse resposta. É a primeira vez que uma Câmara Municipal entrega ao Estado, ao Ministério da Saúde, um hospital construído”.

    Durante esta visita, Manuel Pizarro referiu a importância de ter um hospital em vias de estar quase pronto, revelando que é esperada a sua finalização “em termos de infraestruturas físicas e de equipamento no primeiro trimestre de 2024, e o começo da sua plena operação no primeiro semestre desse ano”.

    O funcionamento pleno desta nova unidade envolve o recrutamento de cerca de 600 profissionais de saúde, que “com as suas condições de infraestruturas, ar moderno e completamente atualizado, também terá a capacidade de atrair jovens profissionais”, sublinha o ministro.

    A construção do novo Hospital de Sintra, que teve início durante o mês de agosto de 2021, irá servir 400 mil utentes e será composto por serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro. Terá ainda serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

    O novo hospital terá os serviços adequados de acolhimento aos seus utentes prevendo inclusive um local para a futura construção de um heliporto e ficará preparado para ampliar as suas respostas quer quanto às novas consultas de especialidade, quer quanto à construção de dois pisos para instalação até mais 120 camas de convalescença.

    GCIM – CM Sintra

    Últimos Artigos

    Loures | HABITAÇÃO MUNICIPAL COM REGRAS

    Regulamento municipal está a ser cumprido. Como prometido, estamos a fazer cumprir o regulamento da...

    PRIMEIRO MINISTRO INDIGITADO – O ERRO!

    Estamos, todos, familiarizados com os muitos erros dos nossos jornaleiros nacionais, tanto dos que...

    Legislativas 2024 | PS, o partido mais votado e AD ganhou as Eleições

    OS FACTOS Somados os votos do PSD e do CDS, temos um total de 80...

    Notas soltas sobre as eleições legislativas do dia 10 de março de 2024

    Terminada a contagem de votos, a AD, após 8 anos de oposição, apesar de...

    Relacionados