Amanhã, dia 6 de junho, pelas 16 horas, nos Paços do Concelho, em Loures, é assinado o Memorando de Entendimento entre os municípios de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço para a constituição de uma Comissão Intermunicipal de Acompanhamento ao Hospital Beatriz Ângelo (HBA), unidade de saúde que serve uma população de 278 mil habitantes destes quatro concelhos.
O memorando de entendimento tem como objetivo estabelecer os termos de uma cooperação intermunicipal, no âmbito da prestação de cuidados de saúde no HBA, visando otimizar a resposta aos utentes e a relação com esta unidade hospitalar.
Para o efeito, os municípios de Loures, Odivelas, Mafra e Sobral de Monte Agraço vão desenvolver esforços conjuntos e definir estratégias de intervenção política, com o objetivo de mitigar os constrangimentos associados à prestação de cuidados de saúde no HBA.
O memorando estabelece também a definição de estratégias conjuntas para a prevenção da doença e promoção da saúde junto da população em geral, para a correta utilização dos serviços de urgência hospitalar, a par de uma estratégia de valorização e divulgação dos cuidados de saúde primários, enquanto espaço de atendimento de primeira linha.
Os quatro municípios têm acompanhado, com preocupação, os problemas associados aos constrangimentos que afetam a gestão hospitalar, nomeadamente a necessidade de profissionais de saúde de determinadas áreas, que coloca em causa o funcionamento contínuo dos serviços de urgência pediátrica e de urgência de ginecologia/obstetrícia.
Na sequência das dificuldades sentidas pelas populações, no que respeita ao atraso ou inexistência de resposta clínica, o Município de Loures avançou com a proposta de criação desta Comissão Intermunicipal, da qual vai assumir a coordenação.
Loures, 5 de junho de 2023
Fonte: CM Loures