Este conteúdo é Reservado a Assinantes
SNS vai ter mais seis Unidades Locais de Saúde. Na região de Lisboa e Vale do Tejo, irá ser criada a ULS de Loures/Odivelas.
Sobre esta questão solicitámos esclarecimentos ao Executivo Municipal de Loures que nos remeteu a seguinte informação:
O Município de Loures teve conhecimento da intenção da criação de uma Unidade Local de Saúde, designada “Unidade Local de Saúde de Loures e Odivelas” através da comunicação social, aquando da sua publicação.
Embora compreendamos que esta abordagem vai definir a reorganização das instituições do SNS, que passam a assumir a resposta assistencial ao nível dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares de forma integrada, visando aumentar o acesso e a eficiência, no território de Loures, o ACES Loures/Odivelas integra as unidades de cuidados de saúde primários e é servido na sua área geográfica por dois hospitais:
- – Hospital de Loures, E.P.E (Hospital Beatriz Ângelo), que dá resposta às unidades funcionais localizadas nas freguesias de Loures; de Camarate, Unhos e Apelação; de Bucelas; de Santo António dos Cavaleiros e Frielas; de Santo Antão e São Julião do Tojal; de Fanhões e de Lousa;
- – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, E.P.E., que dá resposta às unidades funcionais localizadas nas restantes freguesias do concelho de Loures (União das Freguesias de Moscavide e Portela, União das Freguesias de Sacavém e Prior Velho, União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela).
Perante este facto, a 2 de junho foi remetido um ofício ao Sr. Ministro da Saúde a solicitar uma reunião com caráter de urgência, considerando que surgem algumas questões para as quais gostaríamos de encontrar resposta, nomeadamente, que abrangência terá a nova ULS no serviço às nossas populações e como ficará organizada a prestação de cuidados de saúde primários e hospitalares no nosso concelho.
– Município de Loures