More
    InícioNOTICIASNacionalFerrovia | Corredor Internacional Sul deixa Sines mais perto da Europa

    Ferrovia | Corredor Internacional Sul deixa Sines mais perto da Europa

    O maior projeto de ferrovia dos últimos 100 anos vai duplicar a capacidade ferroviária do porto de Sines

    Publicado

    Pub

    spot_img

    Com 80 quilómetros de linha nova e 90 quilómetros de linha renovada, o Corredor Internacional Sul vai ligar os portos de Sines, Lisboa e Setúbal a Espanha. E encurtar a distância entre Sines e a fronteira em três horas e meia.

    O projeto, que estará pronto em 2024, vai ser visitado hoje pelo Primeiro Ministro, Ministro das Infraestruturas e Secretário de Estado das Infraestruturas, a propósito da iniciativa Governo Mais Próximo. 

    O que há de novo: O principal investimento deste projeto é a construção de um troço de linha férrea, com a extensão de 80 quilómetros, entre Évora e Elvas. Há mais de um século que não era construído, em Portugal, um troço de caminho-de-ferro desta extensão.

    A nova linha, Évora-Elvas, será de via única, mas a plataforma está preparada para receber uma segunda via e poderá migrar para a bitola europeia, se um dia Portugal e Espanha decidirem aderir a esse sistema.

    Com a eletrificação da linha e com a substituição do transporte rodoviário pelo comboio, este é um investimento que terá, igualmente, forte impacto ambiental.

    Nas entrelinhas: Além da linha nova, o Corredor Internacional Sul inclui a requalificação de várias partes das linhas de Sines, Sul, Alentejo, Leste, Évora e Vendas Novas. No final, todo o Corredor estará eletrificado, dotado de sinalização eletrónica moderna e sem passagens de nível.

    As estações técnicas: A principal inovação destas obras é a construção de estações técnicas, que permitirão o cruzamento de comboios de mercadorias de 750 metros de comprimento, quando atualmente a estrutura apenas permite o cruzamento de composições de 400 metros.

    Com o novo Corredor Sul

    • 51 comboios de 750 metros a sair do porto de Sines todos os dias, em vez dos atuais 36 comboios de 400 metros
    • 140 quilómetros menos na ligação Sines-Espanha
    • 3h30 de viagem a menos
    • 50% de redução no custo do transporte

    Os números da obra

    • 38.000 toneladas de aço
    • 350.000 metros cúbicos de betão
    • 29 pontes e viadutos
    • 1400 de trabalhadores
    • 3 milhões de horas

    A conta, por favor: A obra, que está em curso em várias frentes, faz parte do plano Ferrovia 2020, e representa um investimento de 650 milhões de euros, parcialmente financiado pela União Europeia. O Corredor Internacional Sul estará pronto em 2024.

    Fonte: Portal do XXIII Governo

    Últimos Artigos

    Loures | Os Novos Centros de Saúde e as Obras nos Atuais (Assinatura de Protocolos)

    Na cerimónia, que decorreu nas instalações provisórias da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados...

    Lisboa – Candidaturas ao Subsídio de Arrendamento da CML abertas até 16 de outubro

    As candidaturas ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA), através do qual a Câmara...

    Loures | Apoio Financeiro à Habitação Jovem

    Podem beneficiar do apoio os jovens, individualmente ou em coabitação, com idade igual ou...

    Desconto imediato nos medicamentos para idosos com CSI

    A partir de hoje, os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) passam a...

    Relacionados

    O Metro e a Ferrovia – Ricardo Leão, Presidente da CM Loures [vídeo]

    Em entrevista exclusiva ao “NoticiasLx” o Presidente da CM Loures, Ricardo Leão, fez o...

    Loures no Plano Ferroviário Nacional

    Plano Ferroviário Nacional - Versão 0.2 - 15 de novembro de 2022 Novo acesso a...

    Leiria a 35 minutos de Lisboa | Linha do Oeste vai ser «finalmente modernizada»

    Modernização da Linha do Oeste - Cerimónia da Assinatura do Auto de Consignação O Ministro...