More
    InícioRegionalLouresLoures | Conselho Municipal de Segurança realiza segunda reunião ordinária

    Loures | Conselho Municipal de Segurança realiza segunda reunião ordinária

    Realizou-se em 26/6, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança (CMS), que foi presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão.

    Publicado

    Pub

    spot_img

    A reunião teve na sua ordem de trabalhos, entre outros pontos, a apreciação da situação de criminalidade no concelho, cuja análise dos dados foi apresentada pelas forças de segurança no Município.

    Segundo o comissário da PSP, Rúben Carvalho, e de acordo com os dados da criminalidade geral no concelho, consolidados até ao dia 22 de junho de 2023, a realidade é muito semelhante à do ano transato, registando, até ao momento, 2303 ocorrências. No que respeita à intervenção da GNR, o tenente Hugo Silva Kapancioglu, destacou um decréscimo de seis crimes comparativamente ao período homólogo do ano passado.

    Da ordem de trabalhos fez também parte a apreciação da situação relativamente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), que, segundo Paulo Pereira, comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, se encontra na fase Charlie (até 30 de junho), com quatro equipas de trabalho, com quatro veículos e 14 bombeiros. Na fase Delta (1 de julho a 30 de setembro), a mais crítica, o dispositivo contará com todos os sete corpos de bombeiros do concelho no terreno, com 12 veículos e 45 bombeiros.

    No que respeita ao Dispositivo de Segurança Jornada Mundial da Juventude 2023, as corporações de bombeiros do Município também estarão envolvidas e, acordado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre 24 de julho e 10 de agosto, cada corpo de bombeiros terá uma ambulância e mais dois bombeiros, o que perfaz um total de sete viaturas e 14 elementos, além dos meios normais que as associações têm para dar resposta diária ao serviço que cada uma presta. Para reforçar estes dois dispositivos, esta área contará ainda com 14 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e um total de mais de 70 bombeiros. O Serviço Municipal de Proteção Civil terá também sob sua responsabilidade o patrulhamento e a vigilância em todo o território do concelho, juntamente com o apoio da Polícia Municipal, em parceria com a PSP e a GNR.

    O ponto de situação da retoma do Contrato Local de Segurança foi outro dos pontos da ordem do dia apresentados pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, bem como a votação da ata da primeira reunião do CMS, realizada a 19 de janeiro de 2023.

    Recorde-se que este órgão consultivo é constituído por cinquenta e nove membros, entre os quais juntas de freguesia, corporações de bombeiros do concelho, Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia Municipal, PSP, GNR, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Ministério Público da Comarca de Loures, ACES de Loures e Odivelas, e União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

    Últimos Artigos

    Loures | Os Novos Centros de Saúde e as Obras nos Atuais (Assinatura de Protocolos)

    Na cerimónia, que decorreu nas instalações provisórias da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados...

    Lisboa – Candidaturas ao Subsídio de Arrendamento da CML abertas até 16 de outubro

    As candidaturas ao Subsídio Municipal ao Arrendamento Acessível (SMAA), através do qual a Câmara...

    Loures | Apoio Financeiro à Habitação Jovem

    Podem beneficiar do apoio os jovens, individualmente ou em coabitação, com idade igual ou...

    Desconto imediato nos medicamentos para idosos com CSI

    A partir de hoje, os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) passam a...

    Relacionados

    Loures | Governo assina protocolo com autarquia para fomentar habitação destinada às Forças de Segurança

    Este é o quinto protocolo assinado desde janeiro de 2023 entre o MAI e...

    Loures | Município e Administração Interna cooperam para reforço da segurança no concelho

    Amanhã, sexta-feira, dia 3 de março, pelas 10h30, no Museu de Cerâmica de Sacavém,...

    RASI – Um Arraso

    As questões volvidas à segurança interna têm dimensão constitucional, integrando estas os pilares indispensáveis...