SEMANÁRIO

More
    InícioREGIONALLOURESLoures | Conselho Municipal de Segurança realiza segunda reunião ordinária

    Loures | Conselho Municipal de Segurança realiza segunda reunião ordinária

    Realizou-se em 26/6, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, a segunda reunião ordinária do Conselho Municipal de Segurança (CMS), que foi presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão.

    Publicado

    A reunião teve na sua ordem de trabalhos, entre outros pontos, a apreciação da situação de criminalidade no concelho, cuja análise dos dados foi apresentada pelas forças de segurança no Município.

    Segundo o comissário da PSP, Rúben Carvalho, e de acordo com os dados da criminalidade geral no concelho, consolidados até ao dia 22 de junho de 2023, a realidade é muito semelhante à do ano transato, registando, até ao momento, 2303 ocorrências. No que respeita à intervenção da GNR, o tenente Hugo Silva Kapancioglu, destacou um decréscimo de seis crimes comparativamente ao período homólogo do ano passado.

    Da ordem de trabalhos fez também parte a apreciação da situação relativamente ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), que, segundo Paulo Pereira, comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, se encontra na fase Charlie (até 30 de junho), com quatro equipas de trabalho, com quatro veículos e 14 bombeiros. Na fase Delta (1 de julho a 30 de setembro), a mais crítica, o dispositivo contará com todos os sete corpos de bombeiros do concelho no terreno, com 12 veículos e 45 bombeiros.

    No que respeita ao Dispositivo de Segurança Jornada Mundial da Juventude 2023, as corporações de bombeiros do Município também estarão envolvidas e, acordado com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), entre 24 de julho e 10 de agosto, cada corpo de bombeiros terá uma ambulância e mais dois bombeiros, o que perfaz um total de sete viaturas e 14 elementos, além dos meios normais que as associações têm para dar resposta diária ao serviço que cada uma presta. Para reforçar estes dois dispositivos, esta área contará ainda com 14 Equipas de Intervenção Permanente (EIP) e um total de mais de 70 bombeiros. O Serviço Municipal de Proteção Civil terá também sob sua responsabilidade o patrulhamento e a vigilância em todo o território do concelho, juntamente com o apoio da Polícia Municipal, em parceria com a PSP e a GNR.

    O ponto de situação da retoma do Contrato Local de Segurança foi outro dos pontos da ordem do dia apresentados pela vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, bem como a votação da ata da primeira reunião do CMS, realizada a 19 de janeiro de 2023.

    Recorde-se que este órgão consultivo é constituído por cinquenta e nove membros, entre os quais juntas de freguesia, corporações de bombeiros do concelho, Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia Municipal, PSP, GNR, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, Ministério Público da Comarca de Loures, ACES de Loures e Odivelas, e União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

    Últimos Artigos

    João Calado novo Presidente do Rotary Club de Loures 2024-25

    João Calado novo Presidente do Rotary Club de Loures 2024-25 Foi uma noite de grandes...

    PCP Odivelas chumba Congratulação do Dia D

    PCP Odivelas chumba Congratulação do Dia D que levou ao início do fim da...

    Almada Metro Ligeiro até à Costa e Trafaria 2024

    Almada Metro Ligeiro até à Costa Comunicado de Imprensa. O Metro vai chegar à Costa e...

    Loures PRR Habitação – 2024, O Garantido, O Perdido e o Prometido pelo Governo

    Loures PRR Habitação De acordo com a intervenção da vice-Presidente da CM Loures, Sónia Paixão,...

    Relacionados

    A justa revolta dos polícias, tem uma causa: o Governo que os maltrata

    Há atualmente em Portugal um significativo e preocupante mal-estar, social e laboral, entre os...

    GNR – Operação “Censos Sénior 2023”- Balanço

    A Guarda Nacional Republicana (GNR), durante todo o mês de outubro de 2023, realizou em todo...

    Loures | Governo assina protocolo com autarquia para fomentar habitação destinada às Forças de Segurança

    Este é o quinto protocolo assinado desde janeiro de 2023 entre o MAI e...