Domingo, Janeiro 12, 2025
14.6 C
Loures

Comboio e Metro fundamentais para a coesão territorial

Em termos de mobilidade muito há ainda a fazer no concelho de Loures, desde logo a própria coesão dentro do concelho, com a ligação de todas as freguesias entre si e à sede do concelho através de transporte público.

Um novo traçado da Linha do Oeste a partir de Torres Vedras até Lisboa, atravessando Loures, está previsto no novo Plano Ferroviário Nacional (PFN), lançado em abril de 2021.

O PFN tem previsto um novo acesso da Linha do Oeste a Lisboa, atravessando Loures, para permitir não só reduzir os tempos de viagem em cerca de 20 a 30 minutos, como também servir Loures, que vai passar a beneficiar de um acesso mais rápido à capital.

A nova linha, que, depois de Torres Vedras, vai ter estações na Venda do Pinheiro (Mafra), Loures e Senhor Roubado (Odivelas), vai atravessar toda a cidade de Lisboa, com estações no Campo Grande, Sete Rios, Campolide e Alvito. Há também a possibilidade de ser ligada à Ponte 25 de Abril, atravessando o rio Tejo até Setúbal, criando o eixo Torres Vedras – Setúbal e favorecendo as ligações ao novo aeroporto de Lisboa, se este vier a ser construído na margem sul. Pelo menos é o que está previsto acontecer …

A construção de um novo acesso a Lisboa a partir da Linha do Oeste é uma oportunidade

de servir a cidade de Loures com um serviço ferroviário que permita um acesso rápido ao centro de Lisboa.

Existem, numa primeira análise, duas alternativas para a construção desta linha: a inserção na Linha do Norte perto de Sacavém em direção à Gare do Oriente e à Linha de Cintura ou a criação de um acesso novo ao centro de Lisboa, em túnel, com um novo terminal e eventual inserção nas outras linhas existentes.

Ambas as soluções apresentam desafios técnicos consideráveis, mas a segunda é aquela

que apresenta o maior benefício potencial para o sistema ferroviário da AML.

Aquilo que se propõe no PNF é que a cidade de Lisboa seja atravessada por uma linha maioritariamente em túnel que se ligue à Linha do Sul em direção à Ponte 25 de Abril.

Esta linha teria algumas estações na cidade de Lisboa, em pontos onde se cruzasse com a Linha de Cintura e com o Metro.

Desta forma, criar-se-á um eixo diametral da cidade de Lisboa na direção Norte-Sul, em complemento ao eixo Este-Oeste já existente. Assim criar-se-á na AML, um novo eixo Setúbal – Torres Vedras, fundamental para a coesão territorial que na zona mais densamente povoada de Portugal não existe.

Fundamental também para a coesão territorial e mobilidade é a definitiva construção da linha de metro. A Linha Violeta está/estava prevista para o final de 2025 e irá ligar, à superfície, os concelhos de Loures e Odivelas. Esta linha promoverá uma ligação rápida e estruturante entre os importantes polos dos dois municípios, estendendo-se num corredor em “C”, ligando o Hospital Beatriz Ângelo ao Infantado, com transbordo e interface para Lisboa na estação de Metro de Odivelas, ou seja, servirá o concelho de Loures com 11 estações nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas numa extensão de cerca de 7,4 km. Este rápido acesso ao Metro de Odivelas, permitirá um melhor e mais rápido acesso ao centro de Lisboa, até agora só possível de carro.

Em termos de mobilidade muito há ainda a fazer no concelho de Loures, desde logo a própria coesão dentro do concelho, com a ligação de todas as freguesias entre si e à sede do concelho através de transporte público. No entanto, a construção da nova linha ferroviária e de metro colocarão Loures como localização estratégica dentro da AML de acesso à capital, com tudo o que isso trará, nomeadamente em termos económicos, assim consigamos acompanhar com investimentos na área do turismo, empresas, indústria.

Mas serão estas mais umas “obras de Santa Engrácia”?

Fica a pergunta.

Patrícia Almeida
Deputada Municipal, Líder de bancada partido Chega na AM Lrs
gab_dep_chega@cm-loures.pt

spot_img

TOP da Semana

Desagregação de Freguesias: Impactos Políticos e Desafios Administrativos no Concelho de Loures

No Concelho de Loures, o futuro da nossa população,...

Presidenciais, let´s go !!!

Os bastidores de quem promove a propaganda cinzenta está...

O caos instalado no ensino público

A escola pública portuguesa, após os governos socialistas de...

Percurso Pedestre de Bucelas ao Vale Encaixado do Trancão

Dia 18 de janeiro, em Bucelas, Loures, participe no...

Marcha de Bicicleta pela Segurança e Respeito na Estrada domingo, dia 12, na Marginal

A MUBi apoia a Marcha de Bicicleta entre Lisboa...

Artigos Relacionados