Parque Verde
Foi apresentado no dia 28 de Julho o projeto e lançado o concurso do novo parque verde de Loures, que irá nascer nos terrenos que irão acolher, já no início da próxima semana, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Este é um dos investimentos que há muito o concelho de Loures desejava. Um investimento orçado em 3,5 milhões de euros.
Agradeci ao Governo a escolha deste local para a realização da Jornada Mundial da Juventude, salientado que se assim não fosse, hoje não estaríamos aqui a apresentar o futuro parque verde, que irá absorver grande parte dos oito milhões já investidos pela Câmara Municipal na preparação do terreno para a JMJ.
Após o evento, será criado um parque verde ecológico com cerca de 35 hectares, novos acessos e parques de estacionamento, zonas amplas para atividades lúdicas, entre elas uma praça multiusos, com cerca de 17 mil m2, infraestruturada para receber novos eventos.
A estrutura verde será potenciada com a plantação de centenas de árvores e zonas de grandes prados com flores, mantidos e regados com água reutilizada da estação de Beirolas.
Um passo determinante do ponto de vista ambiental e que será um dos grandes legados da JMJ.
Notas da apresentação:
“Nós estamos já, também, a desenvolver o nosso Marterplan, o nosso Projeto para aquele triângulo dos cerca de 15 a 20 ha e, depois, também, para um conjunto de equipamentos que queremos aqui colocar, numa lógica também de criarmos aqui dinâmicas, a nível de atividade económica, que possam manter também todo este espaço, porque só a Câmara, por si só, vai ser difícil. Portanto, é importante haver aqui também atividade económica, desse ponto de vista da Restauração, não só pela dinâmica que cria, mas também para a sustentabilidade financeira da manutenção de todo este equipamento. Este é porventura um dos investimentos que há muito o concelho de Loures desejava.”
- Ricardo Leão, Presidente da CM Loures