Este ano a programação é inspirada no Modo, enquadrado numa trilogia de programação – Tempo (2022), Modo (2023) e Palavra (2024), sob a direção artística de Fernando Pêra. O modo musical enquanto base de toda a música ocidental ou o modo como damos as mãos, dizemos ou fazemos as coisas, o modo de viver, consigo próprio ou com os outros ou o modo de ouvir ou não ouvir são algumas das preocupações que gostávamos que o nosso público refletisse.
Os concertos serão apresentados, de forma descentralizada. O Festival tem o primeiro concerto na Charneca da Caparica, na recém-inaugurada, Igrejas da Nª Sra. da Rosa e continua pelo território Almadense, terminando na Vila da Trafaria, na Igreja Paroquial de São Pedro.
O acesso é livre para todos os concertos.
INFORMAÇÕES
Divisão de Programação e Animação Cultural
212 734 030 |dpac@cm-almada.pt
30 Set. (sábado) | 21h00
VOCES CAELESTES
Igreja N.ª Sra. da Rosa
Charneca da Caparica
No primeiro dia de festival vamos apreciar um coro profissional, Voces Caelestes que interpretará obras do século XVI ao século XX oferecendo-nos assim a perceção da evolução dos “modos” musicais das missas ao longo dos tempos.
07 Out. (sábado) | 21h00
“ENSEMBLE ATENA”
Igreja N. Sra. Bom Sucesso
Cacilhas
Ensemble Atena traz a presença de autores portugueses, que sempre caracterizaram a programação deste festival, com fragmentos da história do violino em Portugal nos séculos XVII e XVIII.
08 Out. (domingo) | 15h00
“Solistas da Camerata Atlântica”
Ermida de S. Sebastião
Almada
A Camerata Atlântica é um projeto musical sobejamente premiado, com diversas atuações em palcos de grande destaque nacional e internacional, idealizado pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla.
14 Out. (sábado) | 19h00
ENSEMBLE BONNE CORDE
Igreja Matriz Cova de Piedade
Cova da Piedade
A apresentação rigorosa do Ensemble Bonne Corde leva o publico a sentir esse tempo mágico da cultura ocidental, o Barroco.
21 Out. (sábado) |21h00
ARS LUSITANA
Igreja N. Sra. De Fátima
Laranjeiro
A apresentação rigorosa do Ars Lusitana, com a direção artística de Maria Bailey, leva o publico a sentir esse tempo mágico da cultura ocidental, o Barroco.
22 Out. (domingo) |15h00
“Beatriz Cortesão (Harpa) e João Viana (Flauta)”
Igreja da Misericórdia
Almada“Beatriz Cortesão (Harpa) e João Viana (Flauta)”, dois artistas portugueses aclamados dentro e fora do território nacional, cada um deles com um vasto palmarés.
28 OUT (sábado) | 19h00
DIEMUT POPPEN E CHRISTEL LEE
Igreja Paroquial de São Pedro
Trafaria
O festival encerra com um concerto das solistas internacionais Christel Lee (violino) e Diemut Poppen (viola) que interpretarão as Sonatas e Partitas de Joan Sebastian Bach para, de um modo especial, agradecer ao público deste festival.