Quinta-feira, Outubro 10, 2024
19.4 C
Loures

Vacinação para a gripe sazonal e para a COVID-19 já arrancou

A toma destas vacinas pode ser feita em 3500 pontos de vacinação, cerca de 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do SNS

Arrancou na sexta-feira, 29 de setembro, a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país – 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A toma destas vacinas é aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, grávidas, utentes em estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, Serviço de Apoio Domiciliário, e estabelecimentos prisionais.

A vacina da gripe é ainda aconselhada a doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, e a da COVID-19 a pessoas com 5 ou mais anos de idade, com patologias de risco definidas, como doença pulmonar crónica, doença cardiovascular ou diabetes.

As pessoas com 60 ou mais anos podem recorrer ao seu Centro de Saúde habitual ou agendar a vacinação diretamente na farmácia comunitária ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível. Os restantes utentes com indicação para vacinação serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos.

Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica.

Na época de 2023-2024, pela primeira vez, a vacina contra a gripe será gratuita para a faixa etária dos 60 aos 64 desde o início da época de Vacinação Sazonal, permitindo, com isso, aumentar a adesão e a cobertura vacinal neste grupo etário para o qual a vacina é, atualmente, recomendada, alinhando os grupos etários com a vacina contra a COVID-19.

Este ano será também o primeiro em que poderá receber a vacinação para a COVID-19 numa farmácia comunitária, juntamente com a vacina da gripe. Desta forma, pretende-se agilizar o processo e torná-lo mais confortável para os utentes.

A campanha de vacinação sazonal contra a gripe do outono-inverno 2023-2024 e a COVID-19 mantém o objetivo de maximizar a proteção das populações mais vulneráveis, com risco acrescido para doença grave e das suas complicações, bem como de mitigar o seu impacto nos serviços de saúde. Neste contexto, a coadministração das vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 continua a ser uma estratégia segura e efetiva, contribuindo para a maior adesão à vacinação.

Fonte: Portal do XXIII Governo Constitucional

TOP da Semana

Festa do Vinho e das Vindimas em Bucelas – Loures

A vila de Bucelas volta a ser palco este...

COMBOIO (TREM)

COMBOIO (TREM) A notícia, dentro da notícia da semana, o...

A completa inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU)

Completa Inoperância da ONU Escrevo novamente acerca da ONU e...

NoticiasLX de 05 de Outubro de 2024

NoticiasLX de 05 de Outubro de 2024 - Loures,...

Artigos Relacionados