SEMANÁRIO

More
    InícioNOTICIASNacionalVacinação para a gripe sazonal e para a COVID-19 já arrancou

    Vacinação para a gripe sazonal e para a COVID-19 já arrancou

    A toma destas vacinas pode ser feita em 3500 pontos de vacinação, cerca de 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do SNS

    Publicado

    Arrancou na sexta-feira, 29 de setembro, a campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país – 2.500 farmácias e 1.000 unidades de cuidados de saúde primários do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

    A toma destas vacinas é aconselhada a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, grávidas, utentes em estruturas residenciais para pessoas idosas, unidades de cuidados continuados, Serviço de Apoio Domiciliário, e estabelecimentos prisionais.

    A vacina da gripe é ainda aconselhada a doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade, e a da COVID-19 a pessoas com 5 ou mais anos de idade, com patologias de risco definidas, como doença pulmonar crónica, doença cardiovascular ou diabetes.

    As pessoas com 60 ou mais anos podem recorrer ao seu Centro de Saúde habitual ou agendar a vacinação diretamente na farmácia comunitária ou online, através da plataforma de agendamento, sem custos para a população elegível. Os restantes utentes com indicação para vacinação serão convocados pelos respetivos centros de saúde do SNS onde estão inscritos.

    Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias comunitárias através de prescrição médica.

    Na época de 2023-2024, pela primeira vez, a vacina contra a gripe será gratuita para a faixa etária dos 60 aos 64 desde o início da época de Vacinação Sazonal, permitindo, com isso, aumentar a adesão e a cobertura vacinal neste grupo etário para o qual a vacina é, atualmente, recomendada, alinhando os grupos etários com a vacina contra a COVID-19.

    Este ano será também o primeiro em que poderá receber a vacinação para a COVID-19 numa farmácia comunitária, juntamente com a vacina da gripe. Desta forma, pretende-se agilizar o processo e torná-lo mais confortável para os utentes.

    A campanha de vacinação sazonal contra a gripe do outono-inverno 2023-2024 e a COVID-19 mantém o objetivo de maximizar a proteção das populações mais vulneráveis, com risco acrescido para doença grave e das suas complicações, bem como de mitigar o seu impacto nos serviços de saúde. Neste contexto, a coadministração das vacinas contra a gripe e contra a COVID-19 continua a ser uma estratégia segura e efetiva, contribuindo para a maior adesão à vacinação.

    Fonte: Portal do XXIII Governo Constitucional

    Últimos Artigos

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 – Semanário

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 - Loures, Lisboa, Odivelas, Sintra, Almada -...

    Caça à Multa – LouresParque 2024

    Caça à MultaO Vereador Bruno Nunes do Chega, fez uma intervenção no PAOD da...

    Praias de Sintra distinguidas pela QUERCUS em 2024

    Praias de SintraSintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco...

    Saída da A1 em S João da Talha, Loures – Apresentação Pública

    Saída da A1 em S João da TalhaA Câmara Municipal de Loures...

    Relacionados

    Medicamentos para beneficiários do CSI comparticipados a 100%

    Medicamentos - O Decreto-Lei n.º 37/2024, de 28 de maio, procede à segunda alteração...

    Loures | Novo Centro de Saúde dos Tojais estará pronto em Janeiro/2025

    O novo Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal, é uma obra orçada...

    Unidade de Saúde Familiar do Catujal, em fase de conclusão

    O presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, bem como a vice-presidente, Sónia...