A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião camarária de dia 18/Outubro, mais uma etapa em três importantes processos na área da construção e conservação de escolas.
Foi aprovada a adjudicação da empreitada da Escola Básica n.º 5 de Camarate, no valor de cerca de 4,5 milhões de euros, tendo um prazo de execução previsto de 330 dias.
No caso da Escola Básica da Portela de Azóia, em Santa Iria de Azóia, o presidente da Câmara Municipal recordou que a construção deste novo equipamento escolar representa “uma aspiração antiga da comunidade educativa”, e cujo objetivo é adequar a oferta de equipamentos escolares às necessidades da população. Neste âmbito, foi assim aprovado o lançamento do concurso para a construção da nova Escola Básica da Portela de Azóia, num valor superior a 5,8 milhões de euros.
Já a aprovação do projeto de execução da Escola Secundária José Afonso, em Loures, no valor de cerca de 7 milhões de euros, prevê a remodelação completa dos edifícios e do logradouro, bem como a incorporação de sistemas de eficiência energética e tecnologia de ponta. Com esta aprovação, o Município pode agora avançar para a submissão da candidatura ao programa de financiamentos do Governo.
Ricardo Leão recordou que a Escola Secundária José Afonso “está inserida no lote de oito escolas, de segundo e terceiro ciclo e secundário, que o Município conseguiu incluir como prioritárias”, no lote das 400 escolas, que a nível nacional, são elegíveis para receber financiamento do Governo. Acrescentou ainda que o Executivo Municipal decidiu “avançar com já com os projetos, para que, ao longo dos anos de programa, assim que saiam os avisos, a Câmara esteja em condições de avançar para as aprovações”, tornando todo o processo mais célere.
Recorde-se que, neste lote de oito escolas, estão já em validação junto da CCDR os projetos de prioridade 1, referentes às escolas básicas Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros, e Gaspar Correia, na Portela, que, “ao que tudo indica, no próximo ano possamos iniciar as obras”, referiu o presidente.