O designer Frank Stephenson – ex-chefe de design da Ferrari e McLaren – mostra um desempenho sobre o projecto do belíssimo novo 33 Stradale, numa iniciativa de o aproximar ao modelo de 1967, desenhado por Franco Scaglione, de que apenas se construíram 18 exemplares. Ninguém pode levar a mal que este designer britânico-o-americano tenha realizado um exercício de estilo, tanto mais que as suas subtilezas parecem realmente oportunas se observarmos o resultado final.


Tal como defende o próprio Frank Stephenson, a maioria de nós considera o novo Alfa Romeo 33 Stradale quase perfeito… Mas como acontece na maioria dos casos, reinventar um modelo emblemático do passado, encerra excepcionalidade em todos os detalhes do projecto sob pena de se encontrarem pequenos “deslizes” na sua aproximação ao passado, embora saibamos que nos separam décadas. E aqui, o design é o protagonista, porque dificilmente poderemos igualar os dois ’33 Stradale’ no ponto de vista tecnológico, mesmo no domínio da dinâmica, como na gestão da mecânica.


Stephenson de 65 anos, que nasceu em Marrocos, pela sua imensa experiência, não resistiu a mostrar as suas habilidades e consegue transportar-nos inequivocamente ao ano de 1967, com os seus ‘traços’ sobre o novo Alfa Romeo e demonstra uma capacidade criativa e de madurez tremenda. Convido a verem o vídeo, ouvir este mestre do desenho industrial e observar o resultado do seu redesenho de um modelo de sonho de que apenas se farão 33 unidades.


Frank Stephenson licenciou-se no Art Center College of Design, escola particular especializada estadunidense de Pasadena, na Califórnia, acreditada globalmente como uma das instituições líderes em design gráfico e desenho industrial que foi fundada em 1930 e contou com 1.737 alunos no ano lectivo anterior. O designer de automóveis britânico-o-americano trabalhou para Ford, BMW, Mini, Ferrari, Maserati, Fiat, Lancia, Alfa Romeo e McLaren. De recordar que a revista Motor Trend designou-o como “um dos designers automotivos mais influentes do nosso tempo“.

– por José Maria Pignatelli (Texto não está escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico)
Em baixo encontra-se o ‘link’ com o vídeo publicado no Youtube com a explicação dada pelo próprio designer Frank Stephenson durante 24 minutos mas que vale a pena presenciar principalmente para os aficionados da cois automóvel: