Foi inaugurado, a 3 de novembro, o Parque da Encosta do Olival – Percurso dos Alcoutins, no Lumiar. Tem cerca de 7 hectares e possibilita a ligação ao Parque Urbano da Ameixoeira, pela Ponte da Calçada de Carriche, e ao futuro Parque Urbano do Vale do Forno.
O novo parque na zona norte de Lisboa, um projeto concretizado no local pela Câmara Municipal de Lisboa, integra o corredor verde periférico da cidade. Este parque possibilita, a nascente, a ligação ao Parque Urbano da Ameixoeira, pela Ponte da Calçada de Carriche, e, a poente, ao futuro Parque Urbano do Vale do Forno.
Este corredor, que liga o município de Lisboa aos municípios vizinhos, vai através do Vale do Forno até Monsanto, representa para Carlos Moedas, uma “ação concreta para Lisboa se tornar uma cidade mais verde”.
Neste novo corredor verde, foram reforçadas as plantações arbóreas e arbustivas, que incluíram 505 árvores, maioritariamente autóctones, e 3 700 arbustos, tendo sido plantados 3,5 hectares de sementeira de prado biodiverso.
“Uma árvore em cada esquina – uma ideia que surgiu do Conselho de Cidadãos de Lisboa”, refere o presidente da câmara, vai ao encontro de uma cidade mais verde. E este novo corredor, que passa pelas Linhas de Wellington “carregadas de história” é um exemplo desse mesmo objetivo, uma Lisboa mais verde. O troço do percurso da Linha de Defesa Militar foi recuperado e é agora possível estar e circular em segurança.
Links relacionados