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    Conselho de Ministros aprova construção do metro entre Odivelas e Loures

    Tal como o Presidente da CM Loures, Ricardo Leão, havia afirmado na última reunião de câmara de 15/Nov/2023 eis a resolução do Conselho de Ministros que aprova a construção do Metro entre Odivelas e Loures em que, tal como também frisou Ricardo Leão, à semelhança do Metro do Porto, os Municípios de Loures e Odivelas não terão encargos.

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    Metro ligeiro de superfície que vai ligar os dois concelhos representa um investimento de 527,3 milhões de  euros

    Foi aprovada esta quinta-feira (16 de novembro), em Conselho de Ministros, a construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa.

    Num investimento total de 527,3 milhões de euros, esta obra estruturante para a mobilidade na área metropolitana de Lisboa conta com 390 milhões provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na modalidade de empréstimo, e 137,3 milhões de euros do Orçamento do Estado. 

    A Linha Violeta será um sistema de metro ligeiro de superfície que contará com um total de 17 estações e cerca de 11,5 km de extensão. 

    No concelho de Loures serão construídas nove estações que servirão as freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, numa extensão de 6,4 km. Já no concelho de Odivelas serão construídas oito estações que vão servir as freguesias de Póvoa de Santo Adrião e Olival de Basto, Odivelas, Ramada e Caneças, numa extensão total de 5,1 km.  As estações terão diferentes tipologias (12 de superfície, três subterrâneas e duas semi-enterradas).

    A linha violeta terá transbordo e interface para Lisboa na estação de metro de Odivelas (linha amarela).

    O investimento engloba a conceção e a construção da infraestrutura ferroviária e o fornecimento de material circulante, bem como o reordenamento urbano envolvente no território dos dois municípios, Loures e Odivelas.

    O metro entre os dois concelhos foi um dos investimentos incluído na reprogramação do PRR, dado que a topografia do terreno obriga a que parte do traçado tenha de ser feito em túnel, e não integralmente à superfície, como estava inicialmente previsto. Esta semana, na audição parlamentar no âmbito dos trabalhos do Orçamento do Estado para 2024, o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, explicou que o metro “passa a ter, do Infantado, passando por Odivelas, até ao [hospital] Beatriz Ângelo, uma extensão significativa de túnel”. 

    A conclusão de empreitada está prevista para o 2º semestre de 2026.

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