A reorganização da prestação de cuidados de saúde, prevista no Decreto-Lei nº 102/2023, de 7 de novembro, vem conferir aos utentes do Centro de Saúde de Loures a integração na Unidade Local de Saúde Loures Odivelas (Hospital Beatriz Ângelo), e à população inscrita nas unidades do Centro de Saúde de Sacavém o recurso à Unidade Local de Saúde S. José, (Hospital de S. José).
Sobre esta matéria, lamenta-se o não envolvimento dos Municípios na apreciação da proposta de criação das Unidades Locais de Saúde (ULS) que permitirá às pessoas dos seus territórios o acesso ao Serviço Nacional de Saúde.
Neste contexto, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, entende que é “inaceitável, a União de Freguesias de Camarate, Unhos e Apelação, deixar de ser servida pelo Hospital Beatriz Ângelo como unidade geograficamente mais próxima, para a qual, ao longo dos últimos anos, foi agilizada e reforçada a rede de transportes”.
Por este motivo, o Município de Loures solicitou, ao Ministro da Saúde, que as respetivas unidades de Camarate, Unhos e Apelação, apesar de pertencentes ao Centro de Saúde de Sacavém, sejam integradas na futura ULS Loures Odivelas.
A pertinência do assunto foi manifestada, em junho, por Ricardo Leão a Manuel Pizarro, tendo endereçado um pedido de reunião com o “intuito de “colocar este Município colaborante numa solução que garanta melhores cuidados de saúde aos nossos munícipes”.
Loures, 7 de dezembro de 2023
Nota de Imprensa da CM Loures