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    O SNS – Uma história de sucesso e o Direito de Opção

    Numa altura em que os Media traçam diariamente títulos do quanto mal anda o Serviço Nacional de Saúde, vejo-me impelido a contar-vos uma história de sucesso contínuo do SNS que passa, em primeiro lugar, por uma UCSP e pelos serviços do hospital público Santa Maria.

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    Comecemos pela UCSP que além da marcação de consultas com prazos razoáveis tem a possibilidade de diariamente marcar consultas de urgência para o mesmo dia/manhã o que, desde logo, liberta o hospital público de doentes nas urgências. Verdade seja dita que, por exemplo, a USF Mosteiro, também tem a mesma possibilidade de urgências diariamente e, falo apenas de casos que conheço pessoalmente.

    Numa altura em que é tema libertar as urgências dos doentes que na verdade procuram uma primeira consulta de despiste, o que faria sentido era que todos os Centros de Saúde funcionassem como estes que refiro. Em ambos os casos são unidades de saúde recentes com boas instalações e onde é notória alguma transformação até no tratamento dos doentes e, não será coincidência, a recente passagem de algumas das competências da Saúde, do governo central para as Autarquias.

    Um senão em que houve regressão – A marcação de consultas nos Centros de Saúde, deixou de poder ser feita Online e neste aspeto regredimos 30 anos.

    Há uns anos atrás havia a possibilidade de diariamente, depois das 18 horas, ter uma primeira consulta no serviço CATUS e isso libertava imenso as urgências dos Hospitais. Cabe aqui informar que em algumas Juntas de Freguesia existe a possibilidade de tele-consulta o que poderá, em alguns casos, ser solução.

    Há uma metodologia que poderia facilitar imenso tanto os doentes quanto o SNS – a Linha Saúde 24, que deveria ser o primeiro contacto dos Cidadãos quando alguém tem um problema de saúde e a partir daqui ser o doente redirecionado para as urgências de um hospital quando fosse caso disso e chegar lá com um conjunto de informações prévias transmitidas pela Linha Saúde 24. O conjunto de conselhos e testes que são feitos pela Linha Saúde 24, são de primordial importância.

    Gostaria de aqui louvar os serviços do Hospital Santa Maria que em várias especialidades me tem impressionado positivamente e também gostaria de salientar que os Cidadãos têm o Direito de Opção o que, na prática quer dizer que, independentemente do hospital de referência, o Cidadão tem o Direito de Escolher o Hospital em que quer Ser Tratado. Atenção que este Direito tem de ser exercido logo aquando do contacto com a Linha Saúde 24.

    Na verdade falta alguma informação e sem dúvida que o primeiro contacto deveria passar sempre pela Linha Saúde 24 e sobre isto deveria haver uma reforçada campanha nacional junto da população.

    António Tavares, diretor
    EDITORIAL

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