O Município de Loures vai receber a primeira parcela, na ordem dos 24 milhões de euros, do financiamento total, aprovado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), contribuindo para a promoção do crescimento económico do concelho e renovação das condições de mobilidade urbana.
O empréstimo-quadro de cem milhões de euros cofinanciará projetos selecionados no plano municipal plurianual de investimento, até 2027, que incluem a construção e reabilitação de habitação municipal, soluções de adaptação climática, medidas de eficiência energética e de energias renováveis em edifícios públicos, e modernização e construção de instalações de ensino.
Deste conjunto, identifica-se a requalificação nas escolas do ensino básico do Zambujal e do Infantado, construções de coberturas em polidesportivos de vários equipamentos escolares, e empreitadas de beneficiação nos parques municipais Adão Barata, Cabeço de Montachique, e Urbano de Santa Iria de Azóia.
A atribuição de apoio para reparações em infraestruturas e equipamentos municipais, na sequência das cheias e inundações, está contemplada no programa Repor Loures, submetido a candidatura, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
A assinatura de contrato vai decorrer dia 21, às 15h00, nos Paços do Concelho, em Loures, com as presenças do vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, e do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, com o intuito de antecipar impactos sociais e ambientais positivos na melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de Loures e na preservação do meio ambiente.