Ontem, dia 20 de dezembro, o Presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, foi recebido pelo Ministro da Saúde, tendo apresentado questões que preocupam a população, nomeadamente que Camarate, Unhos e Apelação passaria a ser servida pelo Hospital de S. José, no seguimento da criação das novas Unidades Locais de Saúde, ao invés do serviço pelo Hospital Beatriz Ângelo, conforme reivindicado pela Câmara de Loures.
Tendo já demonstrado esta preocupação em ofícios dirigidos ao Ministro da Saúde, foi assumido o compromisso de ajustar a integração de Camarate, Unhos e Apelação no serviço pelo Hospital Beatriz Ângelo.
Este compromisso de reorganização corresponde à integração das unidades de saúde do concelho de Loures nas novas ULS, tendo em conta a geografia do território e o histórico das populações no acesso aos seus serviços de saúde de referência.
A proposta inicial de criação de Unidades Locais de Saúde (ULS), entidades que integram os cuidados prestados pelos centros de saúde e pelos hospitais, vinha conferir à população da zona norte do concelho de Loures, utentes do Centro de Saúde de Loures, a integração na Unidade Local de Saúde Loures Odivelas (Hospital Beatriz Ângelo), e à população da zona oriental, inscrita nas unidades de saúde do Centro de Saúde de Sacavém, o recurso à Unidade Local de Saúde S. José (Hospital de S. José).