Terça-feira, Janeiro 14, 2025
9.7 C
Loures

Renda apoiada para professores deslocados em Lisboa e Algarve

Apoio poderá chegar aos 200 euros - Renda apoiada para professores

Foi publicado esta quarta-feira (27 de dezembro) em Diário da República o decreto-lei que cria um apoio extraordinário à renda, destinado a educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário colocados nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo, assim como do Algarve, que tenham de suportar o custo de uma segunda habitação.

A medida, que estará em vigor a partir de amanhã, 28 de dezembro, abrange professores colocados nestas duas regiões, a uma distância superior a 70 km da sua residência habitual, e que necessitem de arrendar ou subarrendar uma habitação secundária na sua zona de colocação.  O apoio – que implica a candidatura do docente – poderá chegar aos 200 euros, abrangendo os professores até ao sétimo escalão, inclusive. 

Tratando-se de uma medida semelhante ao apoio à renda que abrange a generalidade dos agregados familiares com uma taxa de esforço superior a 35% no arrendamento, este apoio extraordinário aos docentes tem algumas especificidades. É o caso da contabilização, no cálculo do valor da taxa de esforço, dos custos suportados com a primeira habitação –  seja a título de rendas ou de prestações suportadas com crédito à habitação permanente.

De acordo com o decreto-lei, este apoio aplica-se a rendas suportadas a partir de 1 de setembro de 2023 e estará em vigor até ao final de 2025.

spot_img

TOP da Semana

Carnide Ganha Novo Parque de Estacionamento com 116 Lugares

A freguesia de Carnide conta agora com mais 116...

Fundação Cultursintra Adquire Paço dos Ribafria e Promove Requalificação de Património Histórico

A Fundação Cultursintra concretizou, na última sexta-feira, a aquisição...

Desagregação de Freguesias: Impactos Políticos e Desafios Administrativos no Concelho de Loures

No Concelho de Loures, o futuro da nossa população,...

Presidenciais, let´s go !!!

Os bastidores de quem promove a propaganda cinzenta está...

O caos instalado no ensino público

A escola pública portuguesa, após os governos socialistas de...

Artigos Relacionados