SEMANÁRIO

More
    InícioOpiniaoEditorial50 Anos depois do 25 de Abril, Somos Todos Iguais, Mas há...

    50 Anos depois do 25 de Abril, Somos Todos Iguais, Mas há Uns Mais Iguais que Outros

    Somos Todos Iguais perante a Lei mas há Uns Mais Iguais que Outros

    Publicado

    Como qualquer cidadão atento, tenho acompanhado todo o processo de alegada corrupção na Região Autónoma da Madeira dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) que alguns designaram como “Operação Zarco”.

    Quis o destino que mais este episódio processual nos viesse recordar a todos que em Portugal inteiro, o tal Portugal do 25 de Abril, continua a haver Cidadãos de primeira e Cidadãos de segunda. Há quem goze de imunidade perante a Lei devido ao cargo que ocupa, seja deputado na Assembleia da Republica ou Presidente de um qualquer Governo Regional.

    Cingindo-me a este caso, que envolve o Governo Regional da Madeira, valerá a pena precisar que Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional, foi constituído arguido e, contrariamente a outros arguidos que foram detidos e viajaram até Lisboa, Pedro Calado, presidente demissionário da Câmara do Funchal, Custódio Correia, empresário e principal acionista do grupo ligado à construção civil Socicorreia, e Avelino Farinha, líder do grupo de construção AFA, continua, embora numa situação caricata de ter apresentado a sua demissão mas não estar demitido, à frente do Governo Regional.

    Na verdade, em Portugal há uma figura jurídica a que se convencionou chamar Imunidade e, neste caso, Miguel Albuquerque, goza desta imunidade pelo cargo que ocupa, de Presidente do Governo Regional e por inerência de conselheiro de Estado.

    Aqui chegados, as perguntas inocentes de um qualquer Cidadão de uma Democracia saída do 25 de Abril que ninguém poderá calar são:

    1. Porque razão os titulares de determinados cargos públicos gozam de um estatuto de Imunidade?

    2. Passado todo este tempo, porque razão ainda não foi demitido Miguel Albuquerque do Governo Regional e do Conselho de Estado?

    A dualidade de critérios é tão gritante que, enquanto o demissionário Presidente da Câmara do Funchal e os dois empresários que viajaram até Lisboa, estão detidos e, o Tribunal, considera haver perigo de perturbarem as averiguações em curso, Miguel Albuquerque, que recorde-se é arguido no mesmo processo, continua em liberdade e a movimentar-se livremente.

    A questão provocada pelo impasse da situação de Miguel Albuquerque é tanto mais grave quanto é evidente que, logo que lhe seja retirada a Imunidade, estará reservado ao ex-Presidente do Governo Regional e arguido, o mesmo tratamento que o Ministério Público dispensou aos atuais três detidos.

    50 Anos depois do 25 de Abril, somos Todos Iguais perante a Lei, mas há Uns Mais Iguais que Outros.

    António Guedes Tavares, diretor
    EDITORIAL

    “Toda a gente achava que a Madeira era intocável do ponto de vista judicial. Não me surpreende a investigação na Madeira que levou a detenção do Presidente da Câmara do Funchal, de empresários influentes e que constituiu como arguido o Presidente do Governo Regional. Surpreende-me sim é a magnitude da operação” – João Ribeiro, JPP

    Últimos Artigos

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 – Semanário

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 - Loures, Lisboa, Odivelas, Sintra, Almada -...

    Caça à Multa – LouresParque 2024

    Caça à MultaO Vereador Bruno Nunes do Chega, fez uma intervenção no PAOD da...

    Praias de Sintra distinguidas pela QUERCUS em 2024

    Praias de SintraSintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco...

    Saída da A1 em S João da Talha, Loures – Apresentação Pública

    Saída da A1 em S João da TalhaA Câmara Municipal de Loures...

    Relacionados

    Croquetes!

    Falar pela terceira vez sobre uma matéria, diz bem da sua importância, mas confesso,...

    Loures | Recrutamento de Juízes/Juízas Sociais para Tribunais de Menores

    O que é ser Juiz/Juíza Social nos Tribunais de Família e Menores?Juiz/Juíza Social é...