A ZERO, através de carta dirigida ao Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Soares Gomes da Silva, desafiou a Seleção Nacional a viajar de forma sustentável durante o EURO 2024 nas deslocações dentro da Alemanha, escolhendo meios de transporte com baixas emissões, como o comboio, comprometendo-se assim a evitar o transporte aéreo com emissões muito elevadas. Este mesmo desafio foi lançado por organizações congéneres da ZERO às outras equipas que irão participar neste campeonato a realizar-se entre 14 de junho a 14 de julho. Esta é uma iniciativa conjunta com a Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), surgindo como complemento ao acordo(1) assinado entre a UEFA e a empresa ferroviária alemã Deutsche Bahn para incentivar os adeptos a viajar de comboio para a Alemanha e no seu interior.
A seleção tem uma oportunidade única de servir de exemplo modelar ao país e ao mundo na transição para uma mobilidade mais sustentável. Fica a questão: aproveitá-la-á?
Um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta é a crise climática causada pela emissão de gases com efeito de estufa, como o dióxido de carbono. Os transportes, nomeadamente o rodoviário e o aéreo, são responsáveis no mundo inteiro por cerca de um quarto das emissões totais deste gás. Por isso, mudar a forma como nos deslocamos é fundamental para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C, e o futebol, em particular a Seleção Portuguesa, pode desempenhar um papel importante e exemplar na luta contra as alterações climáticas.
A ZERO considera que a Seleção tem uma oportunidade única de servir de modelo também fora de campo, contribuindo para mudar a forma de pensar e o comportamento dos cidadãos em matéria de deslocações, dando um exemplo positivo no que se refere às escolhas de transporte da equipa. Por isso, a ZERO questiona: está a Seleção Portuguesa de Futebol disposta a viajar de forma sustentável durante o EURO 2024, evitando usar o avião e optando por meios de transporte como o comboio nas deslocações dentro da Alemanha?
Fica a pergunta no ar, bem como os votos da ZERO à Seleção de uma excelente campanha europeia em termos desportivos, mas também em termos de sustentabilidade, compatível com o futuro próspero que todos almejamos.
Fonte: ZERO.ONG