Dizia o comunicado de 6 de novembro p.p. do PSD-Loures, referindo-se a um jantar da campanha eleitoral das Legislativas 2024: “Já o eleito Presidente do PSD Loures, Vasco Touguinha, assumiu a ambição de vencer as próximas eleições legislativas de 10 de março no Município de Loures, tendo recebido uma forte ovação da plateia”.
Os resultados finais, no concelho de Loures, vieram dar um banho de realidade à atual direção do PSD-Loures:
Todos sabemos que as Legislativas não são as Autárquicas, mas começando por comparar o que é comparável o PSD-Loures obteve, no dia 10 de março, 21,29% dos votos em coligação com o CDS e o PPM. Se subtrairmos aos 21,29% o resultado de 2022 em que o PSD, em Loures, concorreu sozinho: 19,60%, e o resultado de então do CDS: 1,69%, chegamos a uma subida pífia de 0,62%.
Lembrando os resultados das Autárquicas de 2021 em Loures:
Obviamente que o PSD-Loures, do ambicioso Vasco Touguinha, não vale 21% em Loures, longe disso, assim como o PCP não valerá 5,45%… Agora, falemos então dos “elefantes” …
Em Loures, o PS sofreu, obviamente, o efeito nacional da descida do partido, e o CHEGA, pelo contrário, surfou na auto estrada destas Legislativas pela positiva, mas será por estes dois partidos que passará a alteração do xadrez político nas Autárquicas 2025 em Loures.
Se para Ricardo Leão (PS), presidente da CM Loures, todo um conjunto de obras municipais que vão mexer pela positiva, no dia a dia dos munícipes, vai acrescentar valor em todos as áreas de atividade, projetando o PS para uma maioria absoluta, Bruno Nunes do CHEGA, pode consolidar e alargar a posição na Vereação com a passagem a segunda força política em Loures, assumindo-se como líder da Oposição e relegando o PSD, em Loures, para o terceiro lugar.
Como escrevemos em 19 de março de 2023: “LOURES NO CENTRO DE UMA MAIORIA ABSOLUTA E OS “MOTORES JÁ AQUECEM””.
A um ano das Autárquicas, o cenário deste artigo, que aqui cito anteriormente, mantém-se e as premissas também.
Sempre importante também, é a popularidade dos líderes e, na verdade, líderes políticos mesmo a sério, dos que alcançam os Cidadãos para lá dos gabinetes, temos em Loures dois: Ricardo Leão (PS) e Bruno Nunes (CHEGA) e, são com estes animais políticos e não outros, que se irá construir o futuro de Loures.
– António Guedes Tavares
Artigo de Opinião