SEMANÁRIO

More
    InícioOpiniaoColunistaOdivelas | O Fim Anunciado da Maioria Absoluta do PS na Câmara...

    Odivelas | O Fim Anunciado da Maioria Absoluta do PS na Câmara Municipal

    Publicado

    Os resultados destas Legislativas de 10 de março no concelho de Odivelas, vêm evidenciar:

    O PS em 2024 tem uma quebra de 16% na votação, a AD do PSD+CDS mantém o valor de 2022 e o CHEGA tem um crescimento de 12%. Consequentemente, o PS em Odivelas irá perder, em 2025, a maioria absoluta, que detém atualmente no concelho, e o CHEGA terá ao seu alcance passar a ser a 2ª força política mais votada, ultrapassando o PSD+CDS.   

    Vejamos os resultados destas Legislativas no concelho de Odivelas em 2024 e o comparativo com o quadro dos resultados em 2022:

    imagem 2

    O que poderá influenciar os resultados das Autárquicas de 2025 em Odivelas para além do que escrevemos acima? Deixemos de lado o PS que continuará a apostar em Hugo Martins.

    Em primeiro lugar a importância dos candidatos a presidente da câmara pelo PSD+CDS e pelo CHEGA.

    Candidatos da Oposição sem notoriedade pública, apostando nas opções caseiras, não fixarão novos eleitores e não criarão novas dinâmicas para um projeto de vitória. Por outro lado, a tradição do PSD em Odivelas tem passado sempre por fazer acordos com o PS quando este não consegue a maioria absoluta – Estará a coligação pré-eleitoral PSD+CDS, toda ela, disponível para contribuir para um governo local PS/PSD? Assumindo que sim, qual a razão que os Eleitores que não querem votar PS terão, para votar numa coligação PSD+CDS? Todos nos lembramos da candidatura de Hernâni Carvalho que elegeu 4 Vereadores (2 Independentes e 2 PSD) e em que nessa mesma noite eleitoral o PSD negociou um acordo com os seus 2 Vereadores para um governo local PS/PSD.

    Ao CHEGA-Odivelas e ao seu futuro candidato à presidência da câmara de Odivelas em 2025, está reservada uma tarefa difícil se a opção não for apresentar um “rato mickey” para conseguir apenas os votos resultantes de um eco local do resultado nacional. Se o CHEGA quiser mesmo chegar ao 2º lugar do pódio, o candidato à presidência da CMO terá como missão apenas isto – mudar tudo.

    Uma palavra final para a estratégia de tartaruga da Oposição em Odivelas. Começam em todas as eleições a trabalhar tarde e a más horas. Esquecem-se que o partido no poder tem anos de “experiência” na coisa pública, com uma máquina bem oleada e com contactos “privilegiados” nas várias estruturas da sociedade civil e não só. Desconstruir politicamente uma narrativa de dezenas de anos não se faz em 6 meses… aliás é notória a pouca vontade de participação nos fóruns, da maioria da Oposição, onde a sua voz e as suas soluções alternativas poderiam ser ouvidas. Como é que alguém pode ser Oposição a sério se a regra é a indisponibilidade para debater ideias (há exceções em Odivelas)?

    Enfim, Odivelas é um concelho de grandes oportunidades, um verdadeiro microclima, seja na área desportiva, como a entrega do complexo do Odivelas FC ao SJ Profissionais de Futebol, ou quando se trocam os nomes das quintas porque quinta do espírito santo é mais “noblesse oblige” e ainda quando se celebra a criação do município um mês antes da verdadeira data.      

    O que vai mudar genuinamente em Odivelas nas Autárquicas de 2025? Espere sentado, o PS agradece.

    – António Guedes Tavares

    Artigo de opinião

    Últimos Artigos

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 – Semanário

    NoticiasLx de 13 de Julho de 2024 - Loures, Lisboa, Odivelas, Sintra, Almada -...

    Caça à Multa – LouresParque 2024

    Caça à MultaO Vereador Bruno Nunes do Chega, fez uma intervenção no PAOD da...

    Praias de Sintra distinguidas pela QUERCUS em 2024

    Praias de SintraSintra recebeu, esta quarta-feira, o galardão “Qualidade de Ouro” atribuída a cinco...

    Saída da A1 em S João da Talha, Loures – Apresentação Pública

    Saída da A1 em S João da TalhaA Câmara Municipal de Loures...

    Relacionados

    Obras de Santa Engrácia no Concelho de Odivelas

    Obras de Santa EngráciaO Concelho de Odivelas desde a sua criação há 25...

    Odivelas | Contas de 2023 do Município

    No passado dia 29 de abril ocorreu a 3.ª sessão extraordinária da Assembleia Municipal...

    ESTABILIDADE

    Nunca, como agora, foi tão utilizada a palavra em título na política portuguesa, como...