Ricardo Leão, presidente da CM Loures, aquando da sua intervenção a propósito do lançamento do concurso para o metro ligeiro Loures-Odivelas, fez questão de relembrar aos presentes e aos futuros governantes, que há um projeto para a zona oriental do concelho de Loures, cujo protocolo compromete os municípios de Oeiras, Lisboa, Loures e articulado com o Governo: a LIOS – Linha Intermodal Sustentável, e, é importante, que este mesmo protocolo, faça parte da pasta de transição para o futuro governo.
Com a promessa, em direto, de Ricardo Leão, de que o terão “à perna” caso os futuros governantes se esqueçam, na gaveta, do Metro Ligeiro para a Zona Oriental de Loures, abre-se desde já uma nova frente de pressão por parte do Município de Loures, garantido que está, o Metro Ligeiro Loures-Odivelas.
A LIOS, com uma extensão de 14Km, com o seu traçado Santa Apolónia/Loures servirá Moscavide, Portela e Sacavém, mas que, Ricardo Leão, presidente da CM Loures, pretende que se estenda a Bobadela, S. João da Talha e Sta. Iria, dando resposta adicional a uma população de 44.500 habitantes destas três Freguesias, é uma opção nuclear em termos de mobilidade para a zona oriental do concelho tal como o Metro Ligeiro Loures-Odivelas o irá ser para a zona central.
Este protocolo de cooperação, aprovado pelos três Municípios em 2020, e para o qual o Município de Loures contribuiu com um valor aproximado de Cem Mil euros para o estudo, para além dos três Municípios mencionados, envolve ainda a Carris e o Metropolitano de Lisboa e contempla o “estudo, planeamento e concretização” nas várias vertentes: técnica, ambiental, financeira e operacional, de um projeto de expansão do elétrico 15, envolvendo um investimento na infraestrutura, PMO (parque de material e oficinas) e material circulante rondando os 490 M€ até ao início da empreitada da linha. Estão ainda contempladas neste protocolo, as ligações à linha de comboio de Cascais e Linha do Norte, bem como ao Metropolitano de Lisboa em Alcântara.
O projeto da LIOS, foi articulado com o Governo e considerado num conjunto de investimentos em infraestruturas de transporte na Área Metropolitana de Lisboa (AML).