LOURES | “LIOS” O METRO LIGEIRO PARA A ZONA ORIENTAL QUE ESTÁ NA PASTA DE TRANSIÇÃO

Projeto de expansão do elétrico 15, envolvendo um investimento na infraestrutura, PMO (parque de material e oficinas) e material circulante rondando os 490 M€

PUB
- 81

Ricardo Leão, presidente da CM Loures, aquando da sua intervenção a propósito do lançamento do concurso para o metro ligeiro Loures-Odivelas, fez questão de relembrar aos presentes e aos futuros governantes, que há um projeto para a zona oriental do concelho de Loures, cujo protocolo compromete os municípios de Oeiras, Lisboa, Loures e articulado com o Governo: a LIOS – Linha Intermodal Sustentável, e, é importante, que este mesmo protocolo, faça parte da pasta de transição para o futuro governo.

Com a promessa, em direto, de Ricardo Leão, de que o terão “à perna” caso os futuros governantes se esqueçam, na gaveta, do Metro Ligeiro para a Zona Oriental de Loures, abre-se desde já uma nova frente de pressão por parte do Município de Loures, garantido que está, o Metro Ligeiro Loures-Odivelas.

A LIOS, com uma extensão de 14Km, com o seu traçado Santa Apolónia/Loures servirá Moscavide, Portela e Sacavém, mas que, Ricardo Leão, presidente da CM Loures, pretende que se estenda a Bobadela, S. João da Talha e Sta. Iria, dando resposta adicional a uma população de 44.500 habitantes destas três Freguesias, é uma opção nuclear em termos de mobilidade para a zona oriental do concelho tal como o Metro Ligeiro Loures-Odivelas o irá ser para a zona central.

Este protocolo de cooperação, aprovado pelos três Municípios em 2020, e para o qual o Município de Loures contribuiu com um valor aproximado de Cem Mil euros para o estudo, para além dos três Municípios mencionados, envolve ainda a Carris e o Metropolitano de Lisboa e contempla o “estudo, planeamento e concretização” nas várias vertentes: técnica, ambiental, financeira e operacional, de um projeto de expansão do elétrico 15, envolvendo um investimento na infraestrutura, PMO (parque de material e oficinas) e material circulante rondando os 490 M€ até ao início da empreitada da linha. Estão ainda contempladas neste protocolo, as ligações à linha de comboio de Cascais e Linha do Norte, bem como ao Metropolitano de Lisboa em Alcântara.

O projeto da LIOS, foi articulado com o Governo e  considerado num conjunto de investimentos em infraestruturas de transporte na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

PUB

TOP da Semana

Ferrovia – Novo traçado da Linha do Oeste: A revolução na mobilidade para Loures

A recente aprovação da Resolução do Conselho de Ministros...

Loures Avança com Novo Concurso para a Linha Violeta do Metro Ligeiro de Superfície

Investimento de 677,5 milhões de euros levará transporte moderno...

O que não aprendemos: Contratempos da natureza

As imagens dantescas que os portugueses maiores viram em...

Artigos Relacionados

rgpd
Politica de Privacidade

Usamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. A informação de Cookie é guardada no seu navegador e realiza funções tais como reconhecê-lo quando volta ao nosso site e ajudando a nossa equipa a perceber que secções do nosso site considera mais interessantes e úteis.
Os Cookies de Terceiros e Cookies Adicionais estão, por defeito, desativados. Apenas usamos Cookies estritamente necessários.

Página com a Política de Privacidade e Cookies do NoticiasLx