Segundo José Fontão, Vice-Presidente da TI Portugal, “a criação deste fórum permitirá o envolvimento do setor privado na discussão da prevenção da corrupção. O envolvimento ativo das empresas é indispensável para prevenir a corrupção no nosso país, sendo a criação desta comunidade de boas práticas um passo firme nesse sentido”.
Podem qualificar-se como membros BIF Portugal empresas multinacionais ou PMEs comprometidas com a promoção de uma cultura de integridade, e disponíveis para alavancar os valores da transparência, anticorrupção, sustentabilidade e boa governação no seu setor de atividade.
O BIF Portugal proporciona aos seus membros um espaço exclusivo de análise, reflexão e debate, no qual são compartilhados conhecimentos, perspetivas e experiências sobre compliance regulatório, prevenção da corrupção e transparência corporativa.
A nível internacional, o conceito Business Integrity Forum agrega um conjunto de empresas animado e facilitado por intervenção de capítulos da Transparency International (TI), com o objetivo apoiar a prevenção da corrupção no setor privado, incentivar o seu envolvimento em atividades e iniciativas de prevenção da corrupção, e desenvolver a liderança do setor empresarial na ação coletiva anticorrupção.
O BIF Portugal junta-se assim a outros Business Integrity Forum já ativos em toda a Europa, nomeadamente no Reino Unido, Países Baixos, França, Eslovénia, Espanha, Grécia, Itália, Noruega e Suécia.
Mais informações sobre o BIF Portugal, o seu funcionamento e processo de adesão podem encontrar-se na página dedicada: https://transparencia.pt/bif-portugal/