A Câmara Municipal de Loures apresentou, ontem, 14/Maio, o projeto de reabilitação da Escola Básica Maria Veleda, em Santo António dos Cavaleiros, a alunos, professores, pais e encarregados de educação.
O projeto de beneficiação desta escola resulta de um acordo, assinado entre Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo, para o financiamento a 100%, pelo Estado, da reabilitação, até 2033, de 451 escolas que precisam de obras, distribuídas por três níveis – prioritário, urgente e muito urgente.
Considerada prioritária, a escola Maria Veleda vai também ser alvo de aprovação, e respetiva assinatura do contrato programa.
Esperamos assim que, ainda este ano, possamos lançar o concurso público para que, em 2025, se inicie a obra tão ansiada por esta comunidade escolar”.
Queremos uma escola com condições para que possam aprender, conviver e brincar, e para que os professores possam ensinar com a dignidade que merecem.
Agradeci igualmente aos elementos do corpo diretivo desta escola por terem sido tão resilientes e persistentes nesta luta que é vossa.
Obrigado por terem acreditado que um dia isto seria possível.
A intervenção, que terá a duração de cerca de um ano e meio, tem como objetivo melhorar as condições gerais do edifício existente, tal como do recinto exterior, adaptando a estrutura global da escola aos padrões atuais de conforto de utilização, conforto ambiental e eficiência energética, através, por exemplo, da implementação de uma iluminação mais eficiente.
A obra terá em conta a eliminação de patologias, a reorganização espacial, a substituição de revestimentos, pavimentos e coberturas, instalação de painéis solares, melhoramento das acessibilidades e requalificação dos balneários e dos campos de jogos, entre outras beneficiações.
Aguardando-se ainda a abertura dos avisos de candidaturas para outros seis equipamentos, cujos projectos já foram contratados pela câmara municipal de Loures.
– Escola Secundária de Sacavém,
– Escola secundária de São João da Talha( incuindo novo pavilhão desportivo),
-Escola EB 2,3 de Santa Iria da Azoia, – Escola Mario Sá Carneiro em Camarate ( incluindo novo pavilhão desportivo),
-Escola José Afonso em Loures, – Escola Luís Sttau Monteiro em Loures ( incluindo novo pavilhão desportivo).