Terça-feira, Outubro 8, 2024
19.4 C
Loures
Membro Fundador da APMEDIO

LUÍS DE CAMÕES – COMEMORAÇÕES V CENTENÁRIO NASCIMENTO

Sessão de apresentação do Programa das Comemorações - Claustro do Mosteiro dos Jerónimos, 5 de junho de 2024

As comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões incluem atividades de grande abrangência e elevada qualidade concebidas e a executar pela Comissão recentemente nomeada, a realizar entre 10 de junho de 2024 e 10 de junho de 2026.

O alargamento do prazo – mais um ano do que o previsto – tem a finalidade de permitir ultrapassar a pesada herança deixada pelo anterior governo: a ausência de programação e de orçamento destinado às Comemorações do V Centenário do Nascimento de Luís de Camões. Honrar a memória do Poeta que ocupa um lugar cimeiro na memória da nação implica conhecer e compreender a sua vida e a sua obra, divulgar e valorizar o seu legado de valor universal. A programação distribui-se por uma variedade de suportes e assenta em três eixos fundamentais: cívico-cultural, crítico-científico, e educativo.

Será possível identificar uma atenção que combina a criação, com base em diferentes registos, com a circulação da obra, as suas representações e os estudos sobre o Poeta nacional. No seu trabalho de programação, o Comissariado articula o contributo de organismos do Estado com o de associações da sociedade civil, tanto em Portugal como no estrangeiro — através do Instituto Camões —, sejam instituições de ensino, órgãos de comunicação de vária ordem, fundações, bibliotecas, arquivos, museus, autarquias, centros de investigação e universidades. Entre as instituições, sobressai a rede das bibliotecas escolares sobre as quais recai a mobilização do maior número de leitores, em particular os jovens, assegurando a passagem do testemunho do legado de Luís de Camões.

São dezenas as entidades envolvidas na Programação, com sentido de responsabilidade em relação às preocupações do presente e à afirmação nos meios digitais. A Biblioteca Nacional de Portugal desempenhará, também, um papel central nestas Comemorações. O seu trabalho desenvolver-se-á em três domínios, passíveis de se constituírem em matrizes para outras iniciativas do mesmo género, a saber: lançamento de uma Camoniana digital (organizada por Isabel Almeida); organização de uma grande exposição destinada a revisitar Luís de Camões (com curadoria de João Alves Dias); e promoção de um ciclo de seminários, conferências e publicações (dirigido por Isabel Almeida, José Augusto Cardoso Bernardes, Maria de Lurdes Correia Fernandes e Vanda Anastácio), que terão como objetivo estudar Luís de Camões e a sua obra.

Programação

Comunicação através das redes digitais

— Criação de uma plataforma de informação e acesso a conteúdos, na qual possam ser submetidas propostas das mais variadas proveniências e ser feitas as ligações a outras bases de dados, nomeadamente a da referida Camoniana digital.

— Elaboração de um audiolivro de Os Lusíadas e da Lírica de Camões para distribuir pela rede escolar, em ficheiro de acesso livre.

— Produção de uma série de 12 podcasts sobre Camões, tendo cada episódio um convidado diferente, em associação com a imprensa e outros canais de comunicação.

Teatro e cinema

— Representação da comédia Filodemo, em parceria com o Teatro Nacional D. Maria II.

— Contratação de companhias de teatro que representem nas escolas peças sobre Camões e a sua vida.

— Elaboração de um breve filme de animação (2 ou 3 minutos) sobre a vida de Camões para os primeiros ciclos do ensino básico.

— Realização de um ciclo de debates na Cinemateca sobre Camões, que terão por base os encontros da Biblioteca Nacional de Portugal e colaboração com o Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Televisão

— Parcerias para leitura regular de poemas de Camões.

— Programa em parceria com a RTP 2 (ou uma curta série de programas) sobre Camões.

— Documentário sobre a iconografia camoniana, em parceria com a RTP.

Exposições

— Organização da grande exposição na Biblioteca Nacional de Portugal, intitulada “Revisitar Camões”.

— Exposição biobibliográfica itinerante para as escolas do 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e secundário.

— Exposição biobibliográfica, em parceria com o Instituto Camões, que percorrerá, sucessivamente, Goa, Macau, a Ilha de Moçambique e outros pontos do mundo onde se ensina a língua portuguesa, designadamente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). v centenário luís de camões

Publicações

— Plano de edições, incluindo a reedição de livros e a publicação de inéditos, pela BNP, em parceria com a IN-CM.

Concurso escolar para professores e alunos

— Tendo em vista incrementar a circulação de boas práticas pedagógicas e incentivar a inovação, será promovido um concurso nacional destinado a professores dos ensinos básico e secundário, que estimule a apresentação de propostas pedagógicas centradas na obra de Camões (Lírica e Épica).

— Havendo cerca de 50 personagens (reais, imaginárias ou mitológicas) citadas n’Os Lusíadas, propõe-se que os professores (de Português) escolham uma estrofe sobre um personagem, que será lida e trabalhada em aula. Os alunos farão posteriormente uma ilustração sobre esse personagem. As melhores ilustrações serão integradas numa exposição específica sobre este tema.

Ações de formação

— Em colaboração com centros de formação, serão promovidas ações formativas e de sensibilização, destinadas a professores de Português e de outras áreas que desejem revisitar os conhecimentos sobre a obra de Camões e debater a melhor forma de enfrentar o desafio de lidar com os programas em sala de aula.

Comissão para as Comemorações do V Centenário de Luís de Camões

 Comissária-geral: Rita Marnoto Comissários-gerais adjuntos: Diogo Ramada Curto e Joaquim José Coelho Ramos Diretor executivo: Vasco Silva

— Comissariado curatorial:

Manuel Corte-Real

Manuela Pargana Silva

José Augusto Cardoso Bernardes

Maria de Lurdes Correia Fernandes

Vanda Anastácio

Fonte: Portal do XXIV Governo

TOP da Semana

COMBOIO (TREM)

COMBOIO (TREM) A notícia, dentro da notícia da semana, o...

A completa inoperância da Organização das Nações Unidas (ONU)

Completa Inoperância da ONU Escrevo novamente acerca da ONU e...

NoticiasLX de 05 de Outubro de 2024 – Semanário

NoticiasLX de 05 de Outubro de 2024 - Loures,...

Centros Saúde Camarate e Bobadela – Obras Adjudicadas

Centros Saúde Camarate e Bobadela Num conjunto de decisões que...

O CENTRO SOCIAL DO BAIRRO NOVO DO TRIGACHE!

O CENTRO SOCIAL DO BAIRRO NOVO DO TRIGACHE! A disseminação...

Artigos Relacionados