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LOURES Metro Ligeiro – Localização das Estações

Loures Metro Ligeiro - Estações de Loures com a localização das Estações e Estacionamentos

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Redação do NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa
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LOURES Metro Ligeiro – Alterações verificadas face ao traçado apresentado em sede de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA):

  • Relocalização do PMO (Parque de Material e Oficinas), junto à estação Hospital Beatriz Ângelo, na área da Unidade de Execução da Quinta do Correio-Mor.
  • Ajustes ao eixo do traçado, nas zonas da Flamenga e de Santo António dos Cavaleiros, reduzindo em 30% as demolições necessárias à implantação da linha.
  • Término da linha na estação Várzea de Loures, junto ao LoureShopping, com extinção das estações Infantado e Quinta de São Roque.

LOURES Metro Ligeiro – As Estações e os Estacionamentos

LOURES | Metro Ligeiro
LOURES Metro Ligeiro – Parque das Máquinas junto à estação do HBA
LOURES | Metro Ligeiro
LOURES Metro Ligeiro – Estação Hospital Beatriz Ângelo e parque de estacionamento
LOURES | Metro Ligeiro
LOURES Metro Ligeiro – Estação Planalto da Caldeira
LOURES | Metro Ligeiro
LOURES Metro Ligeiro – Estação Torres da Belavista e parque de estacionamento
LOURES | Metro Ligeiro
Estacionamento EN 8 – JUNTO À SAICA PACK
Metro Flamenga
Estação da Flamenga
Metro Sto Antonio Cavaleiros
Estação de Sto António dos Cavaleiros e Estacionamentos
Metro Qta Almirante
Estação Quinta do Almirante e Estacionamento
Metro Conventinho
Estação Conventinho
Metro Loures
Estação de Loures e Estacionamento
Metro Varzea Loures Terminal
Estação Várzea de Loures – estação terminal e estacionamento
  • Número de estações em Loures: 9
  • Espaço canal ferroviário: 46.882 m2
  • Número de estações total: 17
  • Extensão da Linha Violeta: 11 km
  • Extensão da Linha Violeta em Loures: 5,8 km
  • Área total de intervenção / reordenamento urbano: 178.028 m2
Metro Parques e Interfaces
LOURES | Metro Ligeiro – Parques e Interfaces de Transportes
Metro Demolicoes

O Metropolitano de Lisboa lançou em 15 de março, um concurso público internacional, com publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE), nos termos do regime fixado no Código dos Contratos Públicos, para a construção do Sistema de Metro Ligeiro de Superfície entre Loures e Odivelas, também conhecido como linha Violeta. Será uma realidade no 2.º semestre de 2026.

O concurso público destina-se à contratação das seguintes componentes do empreendimento: conceção e construção da infraestrutura do Sistema de Metro Ligeiro e do reordenamento urbano envolvente, fornecimento de veículos tipo LRV-Light Rail Vehicle e prestação de serviços de manutenção da infraestrutura ferroviária e dos veículos.

O preço base deste procedimento é de 450 milhões de euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e por verbas do Orçamento do Estado.

Os concorrentes têm um prazo de 120 dias para a apresentação de propostas, contado da data do envio do anúncio para publicação no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE).

A Linha Violeta

O Lançamento do Concurso Público

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