Seleção Portuguesa entre as poucas equipas a responder ao desafio da sustentabilidade durante o EURO 2024
Após o desafio lançado em março a 13 seleções participantes[1], numa iniciativa europeia dinamizada pela Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E) e organizações suas integrantes, como a ZERO, os resultados já são conhecidos, com três equipas a destacarem-se: Alemanha, Portugal e Suíça, as únicas seleções a responder ao desafio e a partilhar os seus planos de trocar as viagens de avião por autocarro ou comboio durante o campeonato.
Durante a fase de grupos, tanto a Alemanha como a Suíça se comprometeram a viajar para os jogos de comboio, reduzindo as emissões das suas viagens nesta fase em 98% e 96%, respetivamente. Já Portugal comprometeu-se a trocar o avião pelo autocarro em dois dos três jogos nessa fase, e demonstrando intenção de o continuar a fazer sempre que as condições o permitam nas próximas fases do campeonato.
Estes compromissos vêm reforçar que a mudança de paradigma das deslocações nestes eventos é possível, e na verdade é bastante urgente, tendo em conta que a maior porção de emissões neste tipo de torneios terá origem no transporte – 80% no caso do EURO 2024 de acordo com um estudo do Oeko-Institut[2] requerido pelo Ministério do Ambiente Alemão.
Tanto a Alemanha, enquanto país anfitrião, como a UEFA fizeram esforços para não só incentivar os adeptos a deslocarem-se de modo mais sustentável[3], com a oferta de bilhetes e passes mais baratos a quem o fizesse, mas também para agrupar geograficamente os jogos da fase de grupos em locais próximos uns dos outros, permitindo reduzir o tempo de deslocação e as emissões associadas. As Federações foram também incentivadas a escolher as suas bases tendo em conta a proximidade aos estádios onde decorreriam os respetivos jogos, ajudando na redução das emissões das viagens – no entanto, algumas passaram essa oportunidade, como é o caso da Inglaterra.
Seleção Portuguesa
Apesar dos esforços da UEFA e do país anfitrião para tornar este campeonato o “mais verde de sempre”, as equipas nacionais não estiveram à altura do desafio
Em contraste com os esforços demonstrados pela UEFA e pela Alemanha na promoção de deslocações mais sustentáveis durante o campeonato,a maioria das seleções escolheu não trocar as viagens de avião por meios de transporte menos poluentes, sendo que, ao contrário de Portugal, várias seleções como a França, Áustria, Holanda e Bélgica poderiam facilmente ter-se deslocado até à Alemanha de comboio ou autocarro. Se todas as equipas tivessem escolhido evitar as viagens de avião (quando há alternativa), poderiam reduzir as emissões das suas deslocações em pelo menos 60%.
Se as equipas dos países vizinhos da Alemanha – em que é possível e razoável ir de comboio ou autocarro para o campeonato – evitassem viajar de avião, poderiam reduzir o impacto climático das suas viagens até à respetiva base em 94% a 98%[4], como é o caso da Suíça, que se deslocou até à Alemanha de autocarro.
Seleção Portuguesa
Agora, Portugal, num extremo da Europa, sem possibilidade viável de evitar as viagens aéreas para e da Alemanha, tem a oportunidade de se manter um dos líderes deste desafio nas próximas fases do campeonato, sendo que o jogo dos oitavos de final que se avizinha será em Frankfurt, a menos de quatro horas de autocarro da base da Seleção. Com a conquista do primeiro lugar no grupo e a passagem à próxima fase, a bola da sustentabilidade está nos pés da Seleção.
A ZERO apela à que mantenha o seu compromisso com o ambiente e continue a marcar pontos tanto dentro das quatro linhas como na sustentabilidade.
Fonte: ZERO
[1] https://noticiaslx.pt/2024/03/05/zero-desafia-selecao-portuguesa-de-futebol-a-viajar-de-forma-sustentavel-durante-o-euro-2024/
[2] https://www.oeko.de/en/news/press-releases/reducing-the-carbon-footprint-of-uefa-euro-2024
[3] https://www.uefa.com/euro2024/news/0282-183ccb32ffb8-3dc57a869207-1000–deutsche-bahn-unveiled-as-national-partner-for-uefa-euro/
[4] https://travelsmartcampaign.org/wp-content/uploads/Copy-of-Eurocup_Briefing_03.06.2024.pdf