SEMANÁRIO

More
    InícioREGIONALSintraHospital de Sintra de 48 Milhões entregue ao SNS

    Hospital de Sintra de 48 Milhões entregue ao SNS

    Câmara Municipal de Sintra, entregou edifício do novo Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde

    Publicado

    Câmara Municipal de Sintra, entregou edifício do novo Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde

    A Câmara Municipal de Sintra, liderada por Basílio Horta, entregou, no Dia do Município, 29 de junho, o edifício do Hospital de Sintra ao Serviço Nacional de Saúde, num investimento da autarquia superior a 48 milhões de euros.

    A construção do Novo Hospital de Sintra, numa área de 60 mil metros², teve início durante o mês de agosto de 2021 e irá servir 400 mil utentes. Este equipamento foi construído pela Câmara de Sintra no Bairro da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins.

    Hospital de Sintra
    Hospital de Sintra
    Hospital de Sintra – CM constrói e entrega ao SNS

    A Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, participou na cerimónia de transmissão do direito de superfície do futuro Hospital de Sintra para a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra (ULS – ASI). O evento teve lugar no sábado, dia 29 de junho, e contou, igualmente, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, bem como do presidente do Conselho de Administração da ULS – ASI, Luís Gouveia.   

    O presidente da autarquia, Basílio Horta, sublinhou que “desde o primeiro mandato a saúde foi uma prioridade, pois a saúde é um direito. Começámos com os centros de saúde, construímos seis e estão previstos mais três. No que diz respeito ao Hospital, escolhemos pagá-lo na totalidade. E este é um investimento perfeitamente justificado. É um Hospital sonhado por muitos e uma obra que ficará para todos. Esta obra, de construir um hospital, está ao serviço de Sintra e de Portugal”.

    Já a secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé, presente na cerimónia, congratulou a autarquia de Sintra por este investimento em prol da saúde, “é com muito gosto que estou presente neste dia, que simboliza uma grande cooperação entre o governo e a autarquia”.

    Cristina Vaz Tomé destacou a “parceria virtuosa entre o Governo e a autarquia” de Sintra e mencionou, igualmente, a necessidade de existirem “condições para captar profissionais” de saúde para esta unidade que, afirmou a Secretária de Estado da Gestão da Saúde, “está muito bem equipada”.

    O Novo Hospital de Sintra conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro, serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, Unidade de Convalescença com 60 camas, Farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

    Quanto às especialidades, o novo hospital conta com anestesiologia; cardiologia; cirurgia geral; cirurgia pediátrica; cirurgia plástica; cirurgia reconstrutiva e estética; gastrenterologia; medicina física e reabilitação; medicina interna; neurologia; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; patologia clínica; pediatria; pneumologia; psiquiatria; psiquiatria da infância e adolescência; radiologia e urologia.

    Este equipamento, construído e pago pela autarquia de Sintra, terá os serviços adequados de acolhimento aos seus utentes prevendo, inclusive, um local para a futura construção de heliporto e ficará preparado para ampliar as suas respostas e acessos no futuro.

    Em 15 de Maio de 2023, o anterior Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, visitou o novo Hospital de Sintra, localizado na freguesia de Algueirão-Mem Martins, afirmando na altura que o hospital deveria estar pronto e equipado no primeiro trimestre de 2024, entrando em plena operação até ao final do primeiro semestre de 2024. Manuel Pizarro, visitou em 2023 a obra com o Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. “A resposta de saúde à população de Sintra será muito diferente”, garantiu na altura o anterior Ministro da Saúde.

    https://www.sns.gov.pt/noticias/2023/05/16/novo-hospital-de-sintra-abre-em-2024

    Outras notícias de Sintra: https://noticiaslx.pt/noticias/regional/sintra/

    Últimos Artigos

    João Calado novo Presidente do Rotary Club de Loures 2024-25

    João Calado novo Presidente do Rotary Club de Loures 2024-25 Foi uma noite de grandes...

    PCP Odivelas chumba Congratulação do Dia D

    PCP Odivelas chumba Congratulação do Dia D que levou ao início do fim da...

    Almada Metro Ligeiro até à Costa e Trafaria 2024

    Almada Metro Ligeiro até à Costa Comunicado de Imprensa. O Metro vai chegar à Costa e...

    Loures PRR Habitação – 2024, O Garantido, O Perdido e o Prometido pelo Governo

    Loures PRR Habitação De acordo com a intervenção da vice-Presidente da CM Loures, Sónia Paixão,...

    Relacionados

    Câmara de Sintra promove debate sobre a vida e obra de Ferreira de Castro

    No ano em que se celebra o 125° aniversário sobre o nascimento do escritor,...

    Ministra da Habitação visita reabilitação de habitação social em Sintra

    A ministra da Habitação, Marina Gonçalves, e o presidente da Câmara Municipal de Sintra,...

    Sintra | Câmara lança consulta para aquisição de 100 habitações

    Câmara de Sintra lança consulta de mercado para aquisição de 100 habitações A Câmara Municipal...