Loures – Quem Não Cumprir É Despejado das casas
– Direitos e Deveres Iguais para Todos
Este executivo, quando tomou posse, eu, como presidente da câmara quando tomei posse, a realidade que havia no parque habitacional era a seguinte, doa a quem doer, a realidade era esta:
Dos 2500 fogos de habitação municipal, geridos e detidos pelo Município de Loures, havia 55% de incumpridores. Eu vou repetir, 55% dos moradores que não cumpriam. Estávamos a falar de uma dívida acumulada de 14 Milhões de euros de dívida da habitação municipal. Esta foi a herança que nos deixaram e que nós assumimos.
Sempre definimos, como prioridade, direitos e deveres iguais para todos e, é nesse sentido, que nós fizemos desde logo uma coisa:
Foi atualizar uma renda 4 euros e meio para 9 euros e oitenta ou 10 euros, coisa que a gestão da cdu já poderia ter feito em 2014 e não o fez, sabe-se lá porquê… e nós, por uma questão de justiça, fizemos imediatamente essa atualização das rendas a 10 euros que era aquilo que deveria ter sido feito no passado. Mas fizemos mais, fizemos a criação de um plano de regularização de dívida para que todos cumprissem e honrassem os seus compromissos, porque com este executivo quem não honrar os compromissos é despejado das casas e, doa a quem doer.
Loures – Quem Não Cumprir É Despejado das casas – A redução de 55% para 22% de incumpridores
Por isso, é com grande satisfação que vimos os dados de hoje, em que reduzimos em 55% de incumpridores, para 22% de incumpridores – Uma evolução muito grande.
Agora, perguntam-me assim – Então e a estes 22% o que vão fazer?
– Despejados, Despejados!
Quem não paga a renda, quem não quer fazer um plano de regularização de dívida, é despejado dessas habitações, para dar lugar a outros que precisam delas e que querem pagar. Essa é a primeira e que fique muito bem claro. Quem não paga a renda da habitação municipal, quem não cumpre o acordo de pagamento da regularização das dívidas é despejado das suas habitações. E aqui não é preciso haver cá nem discursos xenófobos, nem racistas porque, para mim, branco, preto, cigano, é tudo igual desde que cumpra as suas obrigações.
Direitos e deveres iguais para todos.
Depois, outra realidade com que nós nos defrontámos quando chegámos à câmara, foi a degradação da habitação municipal no nosso concelho.
Era difícil também o senhorio, que é a câmara municipal de loures, exigir às pessoas que cumprissem as suas dívidas quando não havia dignidade nas habitações, repito, não havia dignidade nas habitações.
Eu conheço bem a realidade que é a urbanização municipal “terraços da ponte” antiga “quinta do mocho”.
Nós sabemos bem o que é que as pessoas ali viviam, onde lhes chovia dentro de casa, onde passavam frio, onde não haviam condições mínimas… havia era uns murais pintados cá fora, isso havia, mas as pessoas não viviam com a cabeça encostada à parede do prédio – viviam dentro das casas e, dentro das casas, chovia, dentro dessas casas… e foi por isso que nós fizemos, imediatamente, um plano de recuperação dessas mesmas casas e que hoje convido-os a irem visitar a “quinta do mocho”, urbanização municipal “terraços da ponte”, para verem a diferença em 3 anos, do que era o parque habitacional gerido pela cdu e o que é agora este! – Convido-os a todos a falarem com as pessoas.
Mas não foi só a dignidade que demos às pessoas da “quinta do mocho”, demos também dignidade à urbanização “quinta das pretas”, aos edifícios municipais no prior velho, muitas mensagens temos recebido dos moradores que finalmente a câmara municipal de Loures interveio nas suas casas e deu dignidade a essas pessoas.
Por isso aqui é: direitos e deveres iguais para todos. Direitos e deveres da câmara em honrar com a dignidade nessas habitações e direito das pessoas que ali moram em pagar as rendas e regularizar esses planos.
É assim que eu vejo a questão da habitação municipal no concelho de Loures – todos cumprindo com a sua parte. Nós cumprindo com a nossa e exigimos que eles cumpram com as suas.
- Intervenção do Presidente da CM Loures, Ricardo Leão (PS), aquando da reunião de câmara de 18/Set/2024
Outros artigos sobre habitação municipal
Loures – Balcão Único- Habitação e Ação Social
Publicado no Semanário NoticiasLx: