A AML vai organizar, no dia 7 de novembro, e em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o encontro “Desafios que Procuram Soluções”, sobre habitação na área metropolitana de Lisboa.
A habitação é um dos grandes desafios com que a sociedade atual se depara, e uma das principais preocupações presentes nas agendas políticas e mediáticas do país, com uma incidência particular na região de Lisboa. O encontro surge, por isso, num contexto de emergência de uma atuação metropolitana neste domínio, face à situação apurada no Diagnóstico das Condições Habitacionais Indignas na Área Metropolitana de Lisboa, que demonstrou um conjunto de vulnerabilidades socias e económicas resultantes do impacto da crise habitacional, que se tem vindo a acentuar nos últimos anos na região.
Uma vitalidade demográfica ímpar no contexto nacional, uma insuficiência da dinâmica de promoção habitacional, o menor rácio entre alojamentos e agregados do país, uma fortíssima pressão sobre a procura e limitações de oferta, os valores mais elevados de preços de venda e renda habitacional e um aumento substancial do valor de mercado e do rendimento potencial dos imóveis habitacionais, via afetação a usos alternativos, são alguns dos motivos que estão na origem de uma situação problemática da habitação na área metropolitana de Lisboa.
Para o encontro, que terá inscrições gratuitas, foi convidado o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, a Secretária de Estado da Habitação, e representantes do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, do Instituto da Segurança Social e da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.
O encontro servirá ainda para mostrar a atuação da Área Metropolitana de Lisboa no domínio da habitação, políticas e projetos de diversos municípios da região, e o estado de evolução do futuro observatório metropolitano da habitação e do habitat.
O programa completo e outros detalhes serão dados a conhecer brevemente.
Fonte: AML