Quarta-feira, Dezembro 4, 2024
16.2 C
Loures

Câmara de Lisboa atribui Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura 6 de novembro | 18h00

A Câmara Municipal de Lisboa vai celebrar, no dia 6 de novembro, os melhores edifícios que se fizeram na Cidade nos últimos anos. Recuperando cinco anos de atraso, o presidente Carlos Moedas irá atribuir os Prémios Valmor e Municipal de Arquitetura relativos aos anos de 2018, 2019 e 2020.
“Com a atribuição destes galardões, Lisboa reconhece e valoriza o trabalho único que é realizado pelos arquitetos na reabilitação e na construção da cidade, tanto ao nível do edificado como do espaço público. Em simultâneo, assinala também o papel fundamental dos promotores das obras, que promovem a excelência dos projetos associada à qualidade da construção”, refere o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
“Estes prémios são um estímulo e um incentivo para a qualidade da arquitetura que se faz em Lisboa, devendo a cidade prestar anualmente homenagem àqueles que melhor desenharam e construíram as obras que constituem o legado das gerações presentes para o futuro da imagem urbana da cidade de Lisboa”, sublinha ainda Carlos Moedas.

O Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, que resulta da fusão, em 1982, do Prémio Valmor e do Prémio Municipal de Arquitetura, tem como objetivo promover e incentivar a qualidade arquitetónica da construção na cidade de Lisboa. No início deste século XXI, o Prémio passou a contemplar, para além de construções novas ou reabilitadas, intervenções de arquitetura paisagística e o tratamento de espaço público urbano.
Desde a sua instituição, este prémio tem subjacente a visão de uma responsabilidade partilhada entre os arquitetos autores de projeto e os promotores das obras quanto à sua qualidade final e contributo para a valorização da cidade.
O significado histórico e simbólico do Prémio Valmor e Municipal de Arquitetura, independentemente do seu valor pecuniário, é inquestionável, e constitui um verdadeiro estímulo à produção de obras cuja conceção arquitetónica e qualidade construtiva garantam a expansão e fortalecimento do património histórico e cultural da Cidade de Lisboa.
A apreciação do mérito das obras e do seu contributo para a qualificação da cidade foi assegurada por um júri presidido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e coordenado pela vereadora do Urbanismo, Joana Almeida.
Participaram no júri a Diretora Municipal da Cultura (Dr.ª Laurentina Pereira), o Presidente da Academia Nacional de Belas Artes (Prof. Doutor Arq.º Alberto Reaes Pinto), o Presidente do Conselho Diretivo Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos (Arq.º Pedro Novo) e o Presidente da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Professor Arq.º Jorge Mealha da Costa). O júri contou ainda com a participação da arquiteta Ana Tostões, Professora Catedrática no Instituto Superior Técnico, com um percurso profissional e académico de destaque na área da arquitetura contemporânea.
Assim, para os anos de 2018 a 2020, foram objeto de apreciação mais de 250 obras por ano, num total de 777 obras, que na sua grande maioria correspondem a intervenções sobre edificado pré-existente (82%), repondo-o à utilização e fruição da cidade. No total serão atribuídas nove distinções: um Prémio e duas Menções honrosas por cada ano.
É objetivo do presidente Carlos Moedas retomar a normalidade na atribuição do Prémio Valmor, estando já prevista para 2025 a entrega dos prémios relativos aos anos 2021, 2022, 2023 e 2024.
A cerimónia de entrega de prémios relativos aos anos de 2018, 2019 e 2020 terá lugar no dia 6 de novembro, às 18h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa.

Lisboa, 4 de novembro de 2024

TOP da Semana

TAP precisa de melhorar muito no plano de transição para combustíveis sustentáveis

TAP precisa de melhorar muito num ranking em que...

CNAF celebra 47º Aniversário e inaugura novas instalações no Palácio Ribamar em Algés

Numa cerimónia que conta com cerca de 150 convidados,...

Loures | Apoio financeiro global de 500 mil euros, que vai beneficiar 279 agregados familiares jovens

A Câmara Municipal de Loures atribuiu, no dia 30...

Artigos Relacionados

Pub