Carris Metropolitana regista novo recorde: 17 milhões de passageiros transportados em outubro e crescimento expressivo em todas as áreas de operação

- 5

A Carris Metropolitana continua a assinalar uma tendência de crescimento e desde o início do ano, o aumento da procura consolidou-se em todas as 4 áreas da operação rodoviária.

Em outubro, dois novos máximos foram atingidos, registando-se um total superior a 17 Milhões de passageiros transportados no mês (um aumento de 3.5 milhões de passageiros face a janeiro de 2024, correspondendo a 26% de crescimento) e 688 mil passageiros transportados nas 24 horas de operação do dia 10 de outubro. Estes valores reforçam o papel fundamental da Carris Metropolitana na mobilidade da área metropolitana de Lisboa (amL).

Independente das normais flutuações observadas nos transportes públicos devido aos períodos escolares, férias e verão, ou entre dias úteis e fins de semana, continua a registar um crescimento sustentado em todos períodos. Desde 2023, a média de passageiros que utilizam a rede da Carris Metropolitana aos fins de semana aumentou em 25%.

Esta maior procura de passageiros ao longo de todos os dias do mês e ano também tem reflexo nos terminais e interfaces de transportes, responsáveis pela integração com os diferentes modos. Alguns dos principais pontos servidos pela Carris Metropolitana como a Gare do Oriente, o terminal do Campo Grande, o terminal da Pontinha, a Interface de Transportes de Setúbal e a estação do Pragal registaram um crescimento de 37%, 32%, 26%, 51% e 29% respetivamente, desde janeiro de 2024.

Crescimento por Área de operação

Para além do crescimento global de passageiros transportados, a análise por cada uma das 4 áreas de operação da rede da Carris Metropolitana também demonstra uma realidade de aumento da procura que desde o início do ano até outubro de 2024 foi de:

Área 1 (Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra): aumento de 25% (+ 1.165 milhões de passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 5.750 milhões passageiros e um novo pico máximo de 232.5 mil passageiros num dia útil.

Área 2 (Loures, Odivelas, Mafra e Vila Franca de Xira): aumento de 25% (+ 1.133 milhões de passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 5.750 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 233.679 mil passageiros num dia útil.

Área 3 (Almada, Seixal e Sesimbra): Crescimento de 26% (+ 754.499 mil passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 3.654 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 147.299 mil passageiros num dia útil.

Área 4 (Alcochete, Moita, Montijo, Palmela, Barreiro e Setúbal): Crescimento de 30% (+ 444.921 mil passageiros) desde janeiro, totalizando em outubro 1.905 milhões de passageiros e um novo pico máximo de 78.228 mil passageiros num dia útil.

Crescimento além da área metropolitana de Lisboa

A Carris Metropolitana tem registado uma procura significativa nos serviços que se estendem para além da área metropolitana de Lisboa, nomeadamente com origem e destino nas Comunidades Intermunicipais do Oeste e do Alentejo Central, tendo sido transportados até outubro de 2024:

CIM Oeste: Total de 9.364 mil passageiros transportados desde janeiro, com um pico de 1.479 mil em outubro (aumento de 73% face a janeiro).

CIM Alentejo Central: Total de 15.717 mil passageiros transportados desde janeiro, com um pico de 2.522 mil também em outubro (aumento de 20% face a janeiro).

Estes dados comprovam a relevância dos serviços da Carris Metropolitana, não só para a mobilidade dentro da área metropolitana de Lisboa, mas também para as áreas adjacentes.

Um Compromisso com a Mobilidade Sustentável

A Carris Metropolitana reafirma o seu compromisso em melhorar a mobilidade na área metropolitana de Lisboa, através de um serviço cada vez mais próximo das necessidades de cada comunidade e adaptado aos desafios do nosso tempo. Com o aumento da procura, a Carris Metropolitana ajusta continuamente a operação e os horários, promovendo uma alternativa sustentável e eficiente ao transporte individual. Os 17 milhões de passageiros transportados em outubro de 2024 são uma prova do impacto positivo dos transportes públicos e reforçam a sua importância como escolha de mobilidade, redução de emissões e melhoria da qualidade de vida.

TOP da Semana

Loures ativa Plano Municipal de Emergência para garantir intervenção rápida no espaço público

Mais de 500 ocorrências registadas mobilizaram 552 operacionais e...

Loures Promove Conferência no Âmbito do Dia Internacional da Síndrome de Down

A Câmara Municipal de Loures vai assinalar o Dia...

GNR Desencadeia Megaoperação Contra Exploração Laboral de Cidadãos Estrangeiros em Sesimbra e Almada

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou esta terça-feira uma...

Artigos Relacionados