Um grupo de operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa (RSBL) partiu esta terça-feira de manhã para Valência, em Espanha, em resposta ao pedido de ajuda internacional realizado ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
Os 14 operacionais do RSBL integram uma Força Conjunta de Proteção Civil e das Forças Armadas, constituída por operacionais oriundos da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e militares dos três ramos das Forças Armadas.
“Já por diversas vezes afirmei que Lisboa tem dos melhores regimentos de sapadores bombeiros do mundo e nunca é demais repeti-lo. É com orgulho que vejo os nossos bombeiros partirem, uma vez mais, com o elevado sentido de missão a que há muito nos habituaram, para apoiar a população de Valência nesta hora difícil”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Desejo-lhes um bom trabalho nesta missão exigente e agradeço a sua coragem, o seu serviço e o seu sacrifício”, concluiu Carlos Moedas.
Além de 14 operacionais, o RSBL vai enviar para Valência diversos equipamentos e veículos: oito bombas de alta capacidade para escoar águas sujas/lamas, um gerador, seis viaturas e uma retro-escavadora.
Fonte: CM Lisboa