No próximo dia 26 de novembro, vai decorrer no Auditório dos Serviços Centrais do Município do Seixal, o segundo seminário anual “Comunidades em Ação – Operações integradas locais”, onde será dado a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido nos eixos Ambiente Urbano, Cidadania, Emprego e Economia Local, no âmbito do plano metropolitano de apoio às comunidades desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa.
A iniciativa, inserida nas respostas sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, mostrará o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora das comunidades locais que está a ser feito nos municípios da área metropolitana de Lisboa.
Sobre o seminário
O seminário, que decorrerá entre as 10h00 e as 17h00, reunirá decisores políticos, parceiros executores, dirigentes e técnicos municipais, e terá dois painéis e duas mesas redondas.
A sessão de abertura contará com a presença do presidente do município do Seixal, Paulo Silva.
Durante a manhã, o programa da iniciativa contempla a projeção do filme “Comunidades em Ação”. De seguida decorrerá uma mesa-redonda, sobre o tema “Emprego e Economia Local”, seguido por um painel onde se apresentarão projetos municipais dos municípios de Lisboa, Setúbal e Sintra.
Durante a tarde, e depois de um momento cultural, pela Orquestra Ligeira Horizonte, tem lugar uma mesa-redonda sobre Ambiente Urbano e Cidadania, seguida por um painel onde se apresentarão projetos municipais dos municípios de Odivelas, Oeiras e Seixal.
Este é o segundo seminário anual, sendo que o primeiro se realizou em Vila Franca de Xira, em novembro de 2023 e, o último realizar-se-á em Cascais, em 2025, abrangendo o trabalho desenvolvido no âmbito dos 7 eixos de intervenção, nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas aqui até às 17 horas do dia 25 de novembro.
Programa Comunidades em Ação
A redução dos níveis de pobreza e da exclusão social nos territórios, a promoção do acesso alargado à habitação, à saúde e aos serviços públicos, a qualificação das competências sociais e económicas das populações mais frágeis, a melhoria dos mecanismos de integração, inclusão e de inovação social, e a ampliação das competências e resiliência das comunidades, são alguns dos objetivos comuns das operações que estão a ser desenvolvidas nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, no âmbito do programa “Comunidades em Ação – Operações integradas metropolitanas”.
O investimento em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na área metropolitana de Lisboa prevê uma atuação sobre os múltiplos fatores de exclusão que se potenciam mutuamente, e afetam de forma gravosa alguns territórios e comunidades desfavorecidas e em risco de exclusão social.
Elaborado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, está a ser concretizado através de seis intervenções intermunicipais, compostas por 31 operações locais e materializada em centenas de projetos.
Fonte: AML