O evento anual foi marcado, no passado sábado, nas instalações dos Bombeiros Voluntários do Zambujal, por uma exposição cronológica do centenário da primeira entidade portuguesa com estatuto de utilidade pública, desde 1978.
Após a descrição dos painéis comemorativos, decorreu a sessão de abertura com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Sónia Paixão, que assinalou o registo de “242 associações no concelho, das quais 190 mantêm atividade regular e 21 foram constituídas nos últimos três anos”.
A concessão do crescente apoio financeiro, tendo em conta a dinâmica associativa em várias áreas de intervenção, destacou-se, desde o período pré-pandémico, em “250 mil euros em 2019, 419 mil em 2022 e 660 mil no ano transato”. Em acréscimo, no regulamento base único foram implementadas novas medidas, nomeadamente “na área da formação de dirigentes associativos, valorização dos corpos sociais que integram jovens e o alinhamento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, complementou a autarca.