A Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II celebrou recentemente quatro anos desde a sua estreia, em outubro de 2020, com um total de 63 concertos, num investimento por parte da Câmara Municipal de Sintra de 900 mil euros.
Com uma programação diversificada e de alta qualidade, a Orquestra Municipal Sintra é um projeto da autarquia, único a nível nacional, que tem como objetivo primordial permitir a fruição da música clássica em todo o território.
Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, este projeto assume “especial importância e na estratégia de descentralização cultural que temos levado a cargo, com o objetivo de levar as artes a um público mais amplo e diverso”.
O autarca reforçou ainda que “este investimento na promoção cultural reflete o compromisso da autarquia em tornar a música acessível a todos e em preservar a identidade cultural da região”.
Composta por 42 músicos e com direção artística do maestro Cesário Costa, a Orquestra Municipal de Sintra mantém uma programação regular de concertos mensais gratuitos no Centro Cultural Olga Cadaval.
Desde a sua estreia, a Orquestra Municipal de Sintra realizou 63 concertos, que incluem apresentações especiais para celebrar ocasiões como o 25 de Abril, o Natal e o Ano Novo. Ao longo destes quatro anos de existência, a Orquestra reuniu um público total de cerca de 24 mil pessoas, refletindo a adesão e o entusiasmo da comunidade pelas suas atuações.
A Orquestra Municipal de Sintra assume como missão a divulgação e promoção da música portuguesa, dedicando-se ainda a explorar e apresentar o repertório inspirado em Sintra ou relacionado com a figura de D. Fernando II, contribuindo para a preservação e valorização desse património cultural. Os espetáculos combinam obras de grande repertório internacional com peças menos conhecidas do público, incluindo estreias modernas.