A Câmara Municipal de Loures apresentou, ontem, as 20 medidas e 123 ações que compõem o modelo estratégico e operacional do Plano de Ação Climática de Loures (PAC Loures). O evento decorreu no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures, e contou com a presença do vereador Nuno Dias, com o pelouro da Energia e da Sustentabilidade.
A estratégia climática do PAC Loures é constituída por um conjunto de 8 medidas de mitigação e 12 medidas de adaptação. Descarbonizar a mobilidade, aumentar a eficiência energética no parque habitacional, aumentar a eficiência energética no edificado, equipamentos e espaço públicos e fomentar o sequestro de carbono nos espaços urbanos e rurais, são algumas das medidas de mitigação.
Resiliência de espaços urbanos a temperaturas elevadas, conforto térmico no parque habitacional público e privado, redução do risco e exposição a incêndios florestais, dispersão de poluentes atmosféricos, gestão integrada dos recursos hídricos municipais, segurança da qualidade da água e consumo eficiente e resiliência passiva a cheias e a inundações, fazem parte das medidas de adaptação.
As 123 ações de mitigação e adaptação apresentam-se como base operacional do PAC Loures e encontram-se integradas em cada uma das 8 medidas de mitigação e das 12 medidas de adaptação do quadro climático.
“O Plano de Ação Climática não é apenas um documento, é um exemplo concreto de como o território pode mudar recursos, pessoas e vontades para enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo. O nosso compromisso é, sem dúvida, fazer acontecer”, afirmou o vereador, Nuno Dias.