Transporte para a Zona Oriental do Município de Loures
LIOS (Linha Intermodal Oriental Sustentável) – Uma alternativa real
Depois de a CDU ter feito um traçado inapropriado deste elétrico rápido, sem ouvir a junta de freguesia de Moscavide e Portela, a de Sacavém e Prior Velho, nem as populações que ele servia, vem de vez em quando acusar este executivo de não ter seguido com o seu projeto.
O traçado que estava idealizado, acabava com todo o estacionamento na zona circundante do Centro Comercial da Portela e, no Real Forte em Sacavém, passava à altura de um 2º andar de um prédio, situações de que discordavam os moradores e as respectivas Juntas de freguesia; além disso, era completamente esquecida a maior união de freguesias do concelho de Loures que se via afastada de qualquer solução.
Como a Zona Oriental de Loures já tem um transporte pesado, o comboio, o que nós fizemos foi alterar, com os municípios envolvidos, este traçado e solução proposta, passando a servir também os bairros e transportando as pessoas para as estações de comboio.
Estes autocarros circularão na maioria do traçado em corredores dedicados; iremos ter também um grande parque de estacionamento na estação Bobadela e estamos a trabalhar para conseguir fazer também um na estação de Santa Iria, embora aí as dificuldades sejam maiores.
Iremos exigir uma maior frequência de comboios, para servir estas populações e, também, a extensão subterrânea do Metro até à Portela e Sacavém.
- Ricardo Leão, Presidente da CM Loures