A MUBi apoia a Marcha de Bicicleta entre Lisboa e Cascais para exigir respeito na estrada
Associação alerta para a falta de medidas corajosas para evitar tragédias como os atropelamentos fatais de Pedro Sobral e de Patrizia Paradiso
No próximo domingo, dia 12, a Marginal entre Lisboa e Cascais será palco de uma Marcha de Bicicleta pela Segurança e Respeito na Estrada. Este evento, com o mote “Por ruas e estradas seguras para todos!”, pretende mobilizar ciclistas e utilizadores de bicicletas de todas as idades para uma causa urgente: a defesa do direito à segurança e ao respeito no espaço rodoviário.
A marcha prestará também homenagem a Pedro Sobral, vítima de um trágico acidente na Avenida da Índia, a 21 de dezembro. Este episódio, que chocou a comunidade, simboliza a necessidade urgente de transformar as nossas vias em espaços mais seguros para todos.
A Marcha terá duas possibilidades de percurso, com um trajeto mais longo até Cascais, e outro mais curto, desde o Centro Desportivo do Jamor até ao Centro de Congressos de Lisboa, ao qual todas as pessoas se poderão juntar.
Detalhes da Marcha:
- Encontro às 8h00 na Praça das Indústrias, 1 (Centro de Congressos), Lisboa
- Percurso em ritmo lento até Cascais e regresso a Lisboa (50 km)
- Encontro às 11h00 no Centro Desportivo do Jamor, para todas as pessoas que se queiram juntar à Marcha (7 km)
- Paragem junto à Cordoaria Nacional para um minuto de silêncio em homenagem a Pedro Sobral 12h30
- Final do percurso no Centro de Congressos de Lisboa 13h00
Reivindicações:
…por ruas e estradas seguras para todos!
…pela redução de velocidades nas cidades!
…por mais e melhor infraestrutura!
…por uma Marginal acessível a todas as pessoas!
Com esta marcha simbólica e solidária exigem-se ações concretas que coloquem a segurança de todos no centro das prioridades.