InícioREGIONALGrande LisboaMuseu das Artes de Sintra inaugura exposição comemorativa dos 500 anos de...

Museu das Artes de Sintra inaugura exposição comemorativa dos 500 anos de Luís de Camões

AUTOR

NoticiasLx
NoticiasLx
Redação do NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa
- Publicidade -

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra será palco da exposição temporária “A coleção camoniana de Carvalho Monteiro no 5º Centenário de Camões”, cuja inauguração está marcada para o próximo dia 17 de janeiro, às 18h30. A iniciativa, promovida pela Fundação CulturSintra, insere-se nas celebrações dos 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580) e estará patente ao público até 20 de abril.

Com um projeto curatorial liderado por um prestigiado grupo de especialistas – incluindo Raquel Henriques da Silva, Paulo Almeida Fernandes (Museu da Cidade), Beatriz Haspo (Biblioteca do Congresso), Denise Pereira e Luísa Antunes (Fundação CulturSintra FP) –, a mostra oferece uma leitura abrangente da coleção camoniana do século XIX, explorando a sua relevância literária e artística.

A narrativa da exposição destaca a forma como o entusiasmo pela figura de Camões atravessou fronteiras e épocas, refletindo um sentimento de identidade nacional que mobilizou artistas, imprensa e bibliófilos.

Pinturas inéditas e raridades bibliográficas
Entre os tesouros a serem apresentados pela primeira vez ao público estão obras inéditas de artistas como Domingos Sequeira, Metrass, Casanova, Sendim, Cifka e David Lubin. Outros destaques incluem a cópia do primeiro retrato de Camões e o primeiro busto do poeta, assinado por Jules Droz, além de todas as edições da obra camoniana desde o lançamento de Os Lusíadas em 1572.

A exposição é considerada a camoniana mais completa e relevante do século XIX, procurando reconstruir a coleção bibliográfica e iconográfica de Carvalho Monteiro, agora dispersa por diversas instituições e coleções particulares em Portugal e no estrangeiro.

Colaboração entre instituições nacionais e internacionais
O evento reúne peças provenientes de um amplo leque de instituições de renome, como o Museu de Lisboa, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a Fundação da Casa de Bragança, o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e a Biblioteca do Congresso, entre outras entidades.

A exposição promete ser uma viagem única pela história e pelo legado de Luís de Camões, evidenciando como a sua obra continua a inspirar gerações e a afirmar-se como um pilar da cultura portuguesa. A entrada no evento é gratuita.

Outros Artigos de:

NoticiasLx
NoticiasLx
Redação do NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa

― ―