Foi inaugurada no passado sábado, dia 22 de fevereiro, a Variante Urbana Interior de Loures, uma via estruturante que passa a ser conhecida como Avenida Doutor Mário Soares. Esta nova artéria assume-se como uma alternativa à Rua da República e tem como principal objetivo reduzir os congestionamentos no eixo central da cidade, proporcionando uma circulação mais fluida e segura.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, que, acompanhado pelos filhos do Doutor Mário Soares, João e Isabel Barroso Soares, procedeu ao descerramento da placa toponímica que assinala a nova avenida.
“É uma grande honra estarmos presentes nesta cerimónia simples e singela de reconhecimento da memória do nosso querido pai, Mário Soares”, afirmou João Barroso Soares. Por sua vez, Isabel Barroso Soares expressou a sua emoção pelo momento, sublinhando que “enquanto filhos, isto honra-nos e comove-nos muito”, especialmente porque a inauguração ocorreu num dia especial para a família: “É para nós particularmente feliz, porque foi o dia do casamento dos nossos pais”, revelou.
O presidente da Câmara de Loures agradeceu à família Soares por aceitar a atribuição do nome do antigo Presidente da República à nova avenida, destacando a relevância da infraestrutura para a cidade. “Esta variante é de extrema importância para a segurança, mas sobretudo para desanuviar o trânsito intenso que existe neste momento na Rua da República”, referiu Ricardo Leão. O autarca adiantou ainda que, com a abertura desta via, será possível pensar em novas potencialidades para o principal eixo urbano de Loures numa segunda fase de requalificação.
A cerimónia contou ainda com um pequeno cortejo ao longo da nova avenida, acompanhado pela Academia Sons & Harmonia, pelas bicicletas da Polícia Municipal e pelos participantes da caminhada Avós e Netos, iniciativa do Clube Vida Ativa da Câmara Municipal de Loures.
A nova avenida, que liga a rotunda do Jardim Major Rosa Bastos à rotunda do Parque da Cidade de Loures, permitiu a expansão da rede ciclável, garantindo ligação ao Infantado. Além disso, foram criadas zonas de parqueamento e espaços de descanso junto aos principais equipamentos da cidade, reforçando a acessibilidade e a qualidade de vida dos munícipes.