InícioREGIONALGrande LisboaMercadona cresce 9% em 2024 e cria mais de 6.000 novos postos...

Mercadona cresce 9% em 2024 e cria mais de 6.000 novos postos de trabalho

AUTOR

NoticiasLx
NoticiasLx
NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa
- Publicidade -

Empresa atingiu uma faturação consolidada de 38.835 milhões de euros, com Portugal a representar 1.778 milhões. Resultados em território português foram positivos pela primeira vez.

A Mercadona, rede de supermercados presente em Portugal e Espanha, encerrou o ano de 2024 com um crescimento de 9% na sua faturação consolidada, atingindo os 38.835 milhões de euros. Deste total, 1.778 milhões de euros correspondem à faturação da empresa em Portugal, onde conta atualmente com 60 lojas.

Juan Roig presidente da Mercadona apos a Conferencia de Imprensa 2024 002
Juan Roig presidente da Mercadona após a Conferência de Imprensa

O crescimento da faturação resultou da estratégia da empresa em reduzir os preços de milhares de produtos, permitindo uma poupança global de 650 milhões de euros para os clientes. Além disso, a melhoria da experiência de compra e o compromisso com a eficiência e produtividade impulsionaram os resultados.

Expansão e impacto no emprego

A Mercadona reforçou a sua aposta na criação de emprego, tendo gerado mais de 6.000 novos postos de trabalho em 2024, dos quais 1.700 em Portugal. Com este reforço, a empresa conta agora com uma equipa de 110.000 colaboradores, sendo 7.000 em território português. Para valorizar os seus trabalhadores, a empresa aumentou os salários em 8,5%, superando em mais de cinco pontos percentuais a inflação registada em Portugal e Espanha. Além disso, distribuiu 700 milhões de euros em remuneração variável, permitindo que colaboradores com mais de quatro anos de casa em Portugal recebessem cerca de 4.500 euros brutos em prémios.

Ano histórico em rentabilidade

image
O ano com o melhor dado de rentabilidade para poder partilhar mais com os 5 componentes

O ano de 2024 marcou um recorde na rentabilidade da empresa, com um crescimento de 37% no lucro líquido, atingindo os 1.384 milhões de euros. Este aumento decorreu das melhorias na gestão e da aposta na produtividade. A Mercadona reinvestiu 1.109 milhões de euros na própria operação e distribuiu 275 milhões de euros em dividendos.

image 1

Em Portugal, a empresa alcançou pela primeira vez um resultado positivo, com um lucro de 7 milhões de euros, depois de cinco anos de atividade e um investimento acumulado superior a 1.000 milhões de euros.

Investimento e crescimento em Portugal

Para reforçar a sua presença no país, a Mercadona investiu 219 milhões de euros em 2024, tendo também contribuído com 237 milhões de euros em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Vila Nova de Gaia. A empresa mantém uma forte relação com fornecedores nacionais, a quem adquiriu produtos no valor de 1.400 milhões de euros. Além disso, reduziu os preços de 1.500 produtos, reforçando a competitividade do seu sortido.

Perspetivas para 2025

A Mercadona pretende manter a trajetória de crescimento em 2025, prevendo investir mais de 1.000 milhões de euros e criar 1.000 novos postos de trabalho. A nível global, a empresa espera um aumento de 3,5% nas suas vendas, atingindo os 40.100 milhões de euros, e consolidar um lucro semelhante ao de 2024.

Em Portugal, está previsto um investimento de 157 milhões de euros e a abertura de 10 novas lojas, incluindo duas unidades em Lisboa, um marco importante na expansão da marca no país.

Apoio às comunidades afetadas pela depressão Dana

Além dos investimentos e crescimento financeiro, a Mercadona destacou-se pelo apoio prestado às comunidades afetadas pela depressão Dana. A empresa lançou a iniciativa “Alcem-se!”, destinando 108 milhões de euros para ajudar na reconstrução de infraestruturas e no apoio direto a colaboradores e pequenos negócios afetados, demonstrando o seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento das regiões onde atua.


No concelho de Loures a abertura da primeira loja Mercadona, em Santa Iria da Azóia, está prevista para 20 de março de 2025, com uma área de vendas de aproximadamente 1.900 metros quadrados, e cujo espaço comercial contribuirá para a criação de 90 novos postos de trabalho na região.

Outros Artigos de:

NoticiasLx
NoticiasLx
NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa

― ―