Volkswagen Autoeuropa produzirá novo carro elétrico e reforça papel de Portugal na transição energética

- 59

A Volkswagen Autoeuropa foi a unidade fabril escolhida para produzir o novo modelo elétrico da Volkswagen, o ID.EVERY1, um investimento que reforça a posição de Portugal na transição energética do setor automóvel na Europa. O Ministro da Economia, Pedro Reis, celebrou a decisão, considerando-a “um dia histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”.

A iniciativa garante a produção de um novo veículo elétrico, assegurando o futuro da unidade industrial de Palmela e fortalecendo a cadeia de valor dos fornecedores nacionais por muitos anos. Segundo o Ministro, “a economia portuguesa conquista, de uma assentada, a garantia da produção de um novo modelo elétrico, consolidando o papel da Volkswagen Autoeuropa como uma fábrica de nova geração”.

Para Thomas Hegel Gunther, CEO da Volkswagen Autoeuropa, a escolha da unidade de Palmela para a produção do ID.EVERY1 representa um marco importante: “Assumimos com entusiasmo esta nova fase, que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Agradecemos ao governo de Portugal pelo apoio e pelas condições proporcionadas para atrair este projeto ao país”.

A Volkswagen Autoeuropa é uma das principais indústrias do país, com um volume de negócios de 3,8 mil milhões de euros, empregando 4.842 colaboradores. Em 2023, a unidade produziu 236.100 veículos, representando 4% das exportações nacionais e contribuindo com 1,3% para o PIB português.

O novo investimento prevê não apenas a produção do ID.EVERY1, mas também a modernização da unidade fabril, que passará a contar com uma fábrica eletrificada de nova geração, processos produtivos mais eficientes e a introdução da montagem robotizada de sistemas de baterias. Com isso, a unidade de Palmela tornar-se-á ainda mais competitiva a nível global e alinhada com as metas climáticas europeias para a neutralidade carbónica.

O projeto também tem potencial para atrair novos fornecedores para Portugal, consolidando o cluster automóvel nacional no segmento dos veículos elétricos. A decisão da Volkswagen insere-se num contexto de transformação do setor automóvel europeu, que busca alternativas sustentáveis às motorizações a combustão e híbridas.

O investimento da Volkswagen segue-se à recente escolha da empresa chinesa Calb para Portugal e à contratualização de 420 milhões de euros através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2024. Pedro Reis sublinha que “com esta decisão da Volkswagen, Portugal dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel”.

TOP da Semana

Produção local de hidrogénio em Leiria é exemplo para descarbonização da indústria, defende ZERO

A associação ambientalista ZERO destacou o projeto Nazaré Green...

Mais vale …

Se Luís Montenegro, tivesse como leitura de cabeceira clássicos...

11 de março de 1975

Esta semana passaram 50 anos sobre o 11 de...

NoticiasLX de 15 de Março de 2025 – Loures e Grande Lisboa

NoticiasLX de 15 de Março de 2025 - Consultar...

Artigos Relacionados