O Conselho Municipal de Juventude (CMJ) de Loures reuniu-se ontem na Biblioteca Municipal José Saramago para apresentar o Plano de Atividades e Orçamento para 2025. Durante o encontro, foram definidos quatro eixos prioritários de intervenção, visando reforçar a atuação municipal na área da juventude.
Os eixos estabelecidos incluem Associativismo Juvenil, Participação e Cidadania; Formação e Capacitação; Desenvolvimento Psicossocial, Saúde e Bem-estar; e Cultura e Criatividade. Esses pilares servirão de base para reestruturar o Plano de Intervenção Municipal de Juventude, investindo em iniciativas como voluntariado, apoio a projetos de desenvolvimento e participação juvenil, empreendedorismo jovem e promoção da saúde mental. O investimento total previsto ultrapassa os 300 mil euros.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Loures e presidente do CMJ, Sónia Paixão, incentivou os conselheiros a disseminarem o Plano de Atividades junto dos jovens, reforçando a importância da comunicação eficaz para ampliar o impacto das iniciativas. “Se no CMJ nos identificamos com o plano de atividades que está definido, também temos um compromisso acrescido de tentarmos tocar o mais possível os jovens com este programa”, destacou.
Sónia Paixão também reconheceu o trabalho e a dinâmica dos conselheiros, considerando-os essenciais para fomentar o espírito de participação juvenil, um dos pilares estratégicos do município na área da juventude.
A reunião do CMJ integrou a programação do evento “Março Jovem” e contou com a presença de 16 participantes, incluindo conselheiros e representantes de diversas entidades.