O Lidl Portugal inaugurou no passado dia 21 de março, em Loures, o maior entreposto logístico da insígnia no território nacional. O novo centro representa um investimento de cerca de 115 milhões de euros e permitirá a criação de mais de 200 postos de trabalho, consolidando o papel do concelho como um polo estratégico para a logística e distribuição.
Com mais de 54 mil metros quadrados de área e capacidade para armazenar 44 mil paletes, este entreposto tem potencial para abastecer até 100 lojas Lidl. Durante a cerimónia de inauguração, Hélder Rocha, CEO do Lidl Portugal, agradeceu ao presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, pelo “apoio fundamental neste projeto”, sublinhando que a infraestrutura é um exemplo do que “o setor público e o setor privado podem alcançar quando trabalham lado a lado”.
Hélder Rocha destacou ainda a aposta da empresa em produtos nacionais: “50% dos produtos de marca própria provêm de produtores portugueses. Só em 2024, já enviámos 31 mil toneladas de produtos portugueses para as lojas Lidl em toda a Europa, o que significa mais oportunidades para os produtores locais”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Ricardo Leão, sublinhou a importância deste investimento privado para o desenvolvimento económico do concelho. “Loures está aberto ao investimento privado, porque reconhecemos que é esse investimento que faz o concelho progredir”, afirmou. No entanto, destacou também a necessidade de um “investimento público que acompanhe o privado”, garantindo melhores condições às empresas e aos trabalhadores.
“Estamos a trabalhar para que Loures esteja no centro do investimento privado, mas também das políticas públicas de educação, da saúde – com a construção de cinco novos centros de saúde – e da mobilidade”, acrescentou Ricardo Leão.
O evento contou ainda com a presença do ministro da Agricultura e das Pescas, José Manuel Fernandes, que valorizou o contributo do Lidl para as exportações agrícolas portuguesas. “São 156 milhões de euros anuais em exportações de produtos agrícolas nacionais para 29 países”, referiu o governante, desafiando o Lidl a “reforçar e diversificar a exportação de produtos portugueses de excelência”.
O Lidl, que pertence ao grupo alemão Schwarz, está presente em Portugal há 30 anos, emprega mais de 9 mil colaboradores e opera atualmente uma rede com mais de 270 lojas, quatro direções regionais e entrepostos, além da sede nacional.
Esta inauguração em Loures marca mais um passo no crescimento sustentado da marca em Portugal, reforçando a sua aposta na produção local e na expansão da rede logística.