― Advertisement ―

spot_img

PORTUGAL ‘AB INITIO’

PORTUGAL AB INITIO 1. O “Ius Impérie” ou “Jus Impérie” de Portugal. Portugal é, como sabemos, a nação que há mais tempo tem as suas fronteiras...
InícioREGIONALLOURESFerrovia - Novo traçado da Linha do Oeste: A revolução na mobilidade...

Ferrovia – Novo traçado da Linha do Oeste: A revolução na mobilidade para Loures

Com este traçado da Linha do Oeste, passando por Loures, irá permitir colocar esta cidade a cerca de 10 a 15 minutos do centro da cidade de Lisboa

― Publicidade ―

- 212

Novo traçado da Linha do Oeste

A recente aprovação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2025, marcou um passo significativo na modernização da rede ferroviária portuguesa, com especial destaque para o novo traçado da Linha do Oeste que atravessará o concelho de Loures.​

Loures no centro da nova ligação ferroviária

Novo traçado da Linha do Oeste
Novo traçado da Linha do Oeste

Historicamente afastado das principais ligações ferroviárias, Loures verá agora uma transformação na sua acessibilidade. O novo traçado da Linha do Oeste, que ligará Torres Vedras a Lisboa, passando por Loures, permitirá uma redução significativa nos tempos de viagem, estimada entre 20 a 30 minutos. Esta melhoria não só beneficia os residentes locais, proporcionando-lhes um acesso mais rápido à capital, mas também posiciona Loures como um ponto estratégico na rede ferroviária nacional.​

Impacto económico e social

A inclusão de Loures neste novo traçado é vista como uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento económico da região. A melhoria na mobilidade facilitará o acesso a empregos, serviços e educação, promovendo a coesão territorial e social. Além disso, a nova ligação poderá atrair investimentos e fomentar o crescimento de negócios locais, contribuindo para a dinamização da economia do concelho.​

Sustentabilidade e futuro

A aposta na ferrovia como meio de transporte sustentável alinha-se com os objetivos ambientais do país. A nova ligação ferroviária reduzirá a dependência do transporte rodoviário, diminuindo as emissões de carbono e contribuindo para um ambiente mais limpo. Com esta iniciativa, Loures não só melhora a sua conectividade, mas também dá um passo em direção a um futuro mais sustentável.​

Próximos passos

Com a aprovação do Plano Ferroviário Nacional, os estudos e projetos para a implementação do novo traçado estão em curso. Espera-se que, nos próximos anos, Loures se transforme num importante hub ferroviário, reforçando a sua posição na Área Metropolitana de Lisboa e no país.​

A inclusão de Loures no novo traçado da Linha do Oeste representa uma mudança paradigmática na mobilidade e desenvolvimento regional, prometendo benefícios duradouros para os seus habitantes e para o país.


Novo traçado da Linha do Oeste

O NoticiasLx tem vindo a acompanhar há mais de 10 anos a esta parte estas questões do traçado da Linha do Oeste que irão dotar LOURES de um acesso por Ferrovia ao Centro de Lisboa, no nosso entender, uma solução muito superior ao atual projeto do Metro Ligeiro. A este propósito relembramos o último artigo que aqui escrevemos, no NoticiasLX, em 19 de Novembro de 2022:

Plano Ferroviário Nacional – Versão 0.2 – 15 de novembro de 2022

Novo acesso a Lisboa da Linha do Oeste
O facto de o acesso da Linha do Oeste a Lisboa ser feito através da Linha de Sintra, com a ligação no Cacém, impõe uma penalização no tempo de viagem a partir de cidades como Torres Vedras ou Caldas da Rainha em comparação com o itinerário rodoviário.

Esta questão só será ultrapassada com a construção de um novo acesso ferroviário a Lisboa a partir da zona da Malveira que permita reduzir em cerca de meia hora todos os tempos de viagem para comboios provenientes da Linha do Oeste em direção a Lisboa.
Esta ligação deverá ser focada no transporte de passageiros local e interurbano, cumprindo também uma importante função de estruturação do eixo Norte-Sul da Área Metropolitana de Lisboa e servindo Loures.

Ligação a Loures e Eixo Norte-Sul da AML
A cidade de Loures e os aglomerados urbanos que a circundam são uma das maiores concentrações populacionais da AML que não dispõe atualmente de uma ligação radial em transporte pesado. A solução encontrada para a ligação em ferrovia ligeira até Odivelas, onde dará ligação à Linha Amarela do Metro continuará a não ser uma ligação adequada.

Novo traçado da Linha do Oeste

Os tempos de viagem até ao centro de Lisboa serão demasiado longos, em certa medida, agravado pelo facto de serem necessários dois transbordos, em Odivelas e no Campo Grande.
A construção de um novo acesso a Lisboa a partir da Linha do Oeste é uma oportunidade de servir a cidade de Loures com um serviço ferroviário que permita um cesso rápido ao centro de Lisboa. A questão que subsiste é onde se fará a inserção desta linha em Lisboa.
Existem, numa primeira análise, duas alternativas:

  • Inserção na Linha do Norte perto de Sacavém em direção à Gare do Oriente e à Linha de Cintura;
  • Criação de um acesso novo ao centro de Lisboa, em túnel, com um novo terminal e eventual inserção nas outras linhas existentes.
    Ambas as soluções apresentam desafios técnicos consideráveis, mas a segunda é aquela que apresenta o maior benefício potencial para o sistema ferroviário da AML.
    Aquilo que se propõe é o atravessamento da cidade de Lisboa com uma linha maioritariamente em túnel que se ligasse à Linha do Sul em direção à Ponte 25 de Abril.
    Esta linha teria algumas estações na cidade de Lisboa, em pontos onde se cruzasse com a Linha de Cintura e com o Metro.
    Desta forma, criar-se-á um novo eixo diametral da cidade de Lisboa na direção Norte-Sul, em complemento ao eixo Este-Oeste que já existe. Na AML, criar-se á um novo eixo Setúbal – Torres Vedras.

O Metro e a Ferrovia – Ricardo Leão 2023

Loures no Plano Ferroviário Nacional

Linha do Oeste – CP

Outros Artigos de:

Noticias LX
Noticias LX
Redação do NotíciasLx - Notícias da Grande Lisboa