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Professores e Pais Debatem Ensino por Semestres em Loures

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Professores e Pais Debatem Ensino por Semestres em Loures

Loures, a implementação do ensino por semestres nas escolas do concelho de Loures esteve em destaque num debate realizado ontem na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. O encontro, inserido no Ciclo Educação no Centro 2025, juntou professores e encarregados de educação para discutir os impactos e desafios desta reorganização curricular, numa iniciativa dedicada à Transformação Digital e Inovação Pedagógica.

Sob o mote “Em que medida a semestralidade contribui para a inovação curricular e pedagógica?”, o debate contou com a participação da professora e investigadora Maria Assunção Flores, que apresentou reflexões sobre as mudanças em curso nas escolas do concelho.

A organização semestral, que substitui o modelo tradicional de trimestres, começou a ser aplicada de forma gradual em Loures desde o ano letivo de 2019/2020, por decisão dos próprios Agrupamentos de Escolas. No entanto, esta transformação ainda não está generalizada a nível nacional.

Professores e Pais Debatem Ensino
Professores e Pais Debatem Ensino

Segundo o relatório de avaliação da reorganização do calendário escolar, os resultados mostram benefícios significativos:

  • Distribuição mais equilibrada do tempo letivo
  • Maior espaço para introdução de novas práticas pedagógicas
  • Redução da pressão sobre os alunos
  • Reforço da avaliação formativa e diversificação de instrumentos de avaliação
  • Melhoria do bem-estar de professores e alunos
  • Promoção da colaboração entre docentes

Apesar das vantagens apontadas, o modelo não reúne consenso. Muitos pais demonstraram preocupação com a eficácia das interrupções letivas, que, segundo afirmam, não representam um verdadeiro descanso para os alunos. “Os períodos de pausa são frequentemente seguidos de avaliações, o que dificulta a recuperação do ritmo”, apontaram alguns encarregados de educação presentes.

Professores e Pais Debatem Ensino por Semestres em Loures

Durante o encontro, ficou clara a ideia de que a mudança no calendário, por si só, não é suficiente para alterar as práticas pedagógicas. Foram identificados vários fatores estruturais e culturais que devem ser considerados para uma transformação efetiva do ensino, incluindo:

  • Organização e liderança escolar
  • Condições materiais e recursos disponíveis
  • Cultura profissional docente
  • Práticas e crenças enraizadas nas comunidades educativas

O Ciclo Educação no Centro 2025 decorre até 23 de maio e inclui um conjunto de debates, ações formativas e oficinas, promovendo a reflexão sobre o futuro da educação num tempo de rápidas mudanças digitais e pedagógicas.

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CM Loures

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