Professores e Pais Debatem Ensino por Semestres em Loures
Loures, a implementação do ensino por semestres nas escolas do concelho de Loures esteve em destaque num debate realizado ontem na Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo. O encontro, inserido no Ciclo Educação no Centro 2025, juntou professores e encarregados de educação para discutir os impactos e desafios desta reorganização curricular, numa iniciativa dedicada à Transformação Digital e Inovação Pedagógica.
Sob o mote “Em que medida a semestralidade contribui para a inovação curricular e pedagógica?”, o debate contou com a participação da professora e investigadora Maria Assunção Flores, que apresentou reflexões sobre as mudanças em curso nas escolas do concelho.
A organização semestral, que substitui o modelo tradicional de trimestres, começou a ser aplicada de forma gradual em Loures desde o ano letivo de 2019/2020, por decisão dos próprios Agrupamentos de Escolas. No entanto, esta transformação ainda não está generalizada a nível nacional.
Segundo o relatório de avaliação da reorganização do calendário escolar, os resultados mostram benefícios significativos:
- Distribuição mais equilibrada do tempo letivo
- Maior espaço para introdução de novas práticas pedagógicas
- Redução da pressão sobre os alunos
- Reforço da avaliação formativa e diversificação de instrumentos de avaliação
- Melhoria do bem-estar de professores e alunos
- Promoção da colaboração entre docentes
Apesar das vantagens apontadas, o modelo não reúne consenso. Muitos pais demonstraram preocupação com a eficácia das interrupções letivas, que, segundo afirmam, não representam um verdadeiro descanso para os alunos. “Os períodos de pausa são frequentemente seguidos de avaliações, o que dificulta a recuperação do ritmo”, apontaram alguns encarregados de educação presentes.
Professores e Pais Debatem Ensino por Semestres em Loures
Durante o encontro, ficou clara a ideia de que a mudança no calendário, por si só, não é suficiente para alterar as práticas pedagógicas. Foram identificados vários fatores estruturais e culturais que devem ser considerados para uma transformação efetiva do ensino, incluindo:
- Organização e liderança escolar
- Condições materiais e recursos disponíveis
- Cultura profissional docente
- Práticas e crenças enraizadas nas comunidades educativas
O Ciclo Educação no Centro 2025 decorre até 23 de maio e inclui um conjunto de debates, ações formativas e oficinas, promovendo a reflexão sobre o futuro da educação num tempo de rápidas mudanças digitais e pedagógicas.