A inefável personalidade da vida política portuguesa, Augusto Santos Silva, anunciou recentemente que não será candidato à Presidência da República. Lá se vai o...
Para quem tem seguido de perto e com alguma atenção o percurso do CHEGA não é de estranhar os resultados alcançados pelo partido de André Ventura nestas Legislativas 2025 e quando no título referimos “Legislativas 2025 – Loures Resiste e Odivelas Afunda” não é mais que uma confirmação do que temos vindo a escrever.
O PS irá perder a maioria absoluta em Odivelas e corre o risco de perder a câmara, enquanto que em Loures, Ricardo Leão, pelas posições que tem vindo a tomar e pela obra feita alargou o seu eleitorado potencial. Na verdade, aos notáveis do PS que tanto se manifestaram contra o atual presidente da câmara de Loures falta-lhes ouvir as pessoas, mas nas suas bolhas só acordam para a realidade quando esta lhes bate à porta. Está na hora dos notáveis perceberem o porquê de para além da Amadora, Loures ter sido a exceção em que o PS ganhou no circulo de Lisboa.
Está na altura de se fazerem balanços e, embora a comparação de Legislativas com Autárquicas seja inconsequente em função das variáveis locais e dos perfis e popularidade dos atuais dirigentes locais, o potencial está lá e será sempre mais fácil um eleitor voltar a votar nas Autárquicas no mesmo partido das Legislativas do que o contrário.
As personalidades, o carisma, a popularidade e a obra realizada, fazem a diferença aplicando um fator de correção positivo com uma margem de acordo com a valorização que os eleitores entendem atribuir aos presidentes de câmara em exercício.
Em Loures, Ricardo Leão tem 4 meses para procurar garantir uma boa margem de valorização que vá muito para além da vitória do PS com 26,28% no concelho de Loures nestas Legislativas – tem condições para isso e, como já escrevi antes, até poderá ter uma maioria absoluta, mas penso que já ninguém duvida que o CHEGA vai crescer em representação e o PCP vai perder Vereadores. A única dúvida é quanto vai crescer o CHEGA e à custa de quem.
Há uma outra conclusão desta noite:
A Forma como a Esquerda tem Lidado com o CHEGA e com a AD não conduziu a Bons Resultados. Se Continuarem Assim Não Esperem Ter Resultados Diferentes.
Dos Livros
Legislativas 2025 – Loures Resiste
Em Loures votaram 112.614 dos 168.493 inscritos.
Votos: PS – 29.599 CHEGA – 27.380 AD – 26.790 IL – 7.012 LIVRE – 6.105 PCP – 5.536 BE – 2.408 PAN – 2.078